Renault lança grupo de afinidade voltado à inclusão de pessoas com deficiência

Renault lança grupo de afinidade voltado à inclusão de pessoas com deficiência

Lançamento do grupo reforça o compromisso da montadora com a diversidade e inclusão

A Renault do Brasil lança hoje, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o grupo de afinidade Access@Renault, que tem o objetivo de desenvolver projetos e ações afirmativas a inclusão de pessoas com deficiência na empresa.

O grupo é formado por colaboradores de diversas áreas e coordenado por Luiz de Souza, analista de crédito e cobrança, Andrea de Matos, analista de processos de negócios, e Leandro Teixeira, analista de logística. O apoio e envolvimento da liderança são fundamentais na estratégia de diversidade e inclusão da Renault do Brasil.

“Encontramos força em nossa diversidade e queremos ser um local de trabalho que reflita a comunidade diversificada que servimos, onde todos se sintam incluídos, respeitados e valorizados. Na Renault do Brasil já temos diversos colaboradores PCD’s e este novo grupo irá nos ajudar a acelerar nossas ações em prol da inclusão”, destaca Carlos Carrinho, diretor de Fabricação Veículos na Renault do Brasil e padrinho do grupo Access@Renault.

A diversidade é um valor para o Grupo Renault, que promove a inclusão entre diferentes perfis e personalidades em suas equipes.

Neste ano, a Renault do Brasil criou mais um grupo de afinidade, o Proud@Renault, para promover ações afirmativas e debates relacionados ao tema da diversidade e inclusão, visando um ambiente mais igualitário na organização.

Recentemente, a organização também participou da construção das “Rotas Diversidade e Longevidade 2035”, material elaborado pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade, composto por um livro e um roadmap que apresentam direcionamentos para construir ambientes corporativos mais igualitários e que ofereçam oportunidades para todos.

O grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, acaba de completar 10 anos com um aumento de 64% no número de mulheres da Renault do Brasil.

A montadora já recebeu três reconhecimentos WEPS (Women’s Empowerment Principles) concedido pela da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo duas vezes categoria Ouro.

Projetos de inclusão apoiados pelo Instituto Renault
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da montadora, tem a diversidade com um dos pilares e ao longo dos seus 10 anos de atuação, tem apoiado diversos projetos voltados para a inclusão de pessoas com deficiência.

Unilehu
A Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana) é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer.

A Renault, por meio do Instituto Renault, fez parte do primeiro grupo de empresas mantenedoras da Unilehu, que foram responsáveis por sua viabilidade financeira e abertura, em 2004. São mais de 6.237 pessoas beneficiada, com mais de 3.345 PCD’s capacitados em cursos técnicos e comportamentais.

O Programa Supera é a unidade de geração de renda da Unilehu. Com foco na geração de renda, desde 2007 o Supera possibilita a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura.

Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, mais de 150 pessoas em vulnerabilidade social foram qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Desde o início das atividades, 62 alunos já se tornaram produtores certificados e passaram a ter remuneração por produção.

Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria prima para a confecção dos produtos e se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido.
O projeto amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Para conhecer mais do projeto, acesse: http://unilehu.org.br/

ADFP
A Renault é parceira da ADFP (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) desde 2009, quando realizou a cessão de um Master transformado pela Renault para o transporte de deficientes físicos para auxiliar no trabalho de inserção social realizado pela instituição.

A ADFP é uma organização do terceiro setor, fundada em 1979 com o objetivo de instituir e coordenar amplos serviços de assistência e reabilitação aos deficientes físicos.

Para conhecer mais do projeto, acesse: http://adfp.org.br/

AACD
A parceria entre a Renault e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) teve início em 2011. Desde então a Renault já realizou a doação de oito veículos à instituição, os quais foram utilizados para captar recursos que refletiram em atendimentos para os pacientes com deficiência física.

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com as áreas de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a inclusão escolar e esportiva, que contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência.

Para conhecer mais do projeto, acesse: https://aacd.org.br/

Sobre o Instituto Renault
Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 755 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.

No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.  O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas:  Negócios Sociais e Desafio Twizy.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO