Por Bruno de Oliveira
A Renault já iniciou na fábrica que mantém em São José dos Pinhais (PR) a produção do novo SUV da oferta regional da montadora. De acordo com Vagner Mansan, diretor da unidade, a linha já está concluída e produzindo modelos pré-série para realização de testes.
Na verdade, a montadora incorporou a produção do novo modelo à linha onde são produzidos outros veículos da Renault. E esta é uma das grandes inovações promovidas pela empresa.
LEIA TAMBÉM:
– Renault confirma investimento de R$ 2 bi em nova plataforma no Brasil
– Renault apresenta carro-conceito que vai inspirar novo SUV
Isso porque o SUV é montado sobre a nova plataforma global CMF-B (Common Module Family, na sigla em inglês). Que não é a mesma sobre a qual são construídos outros modelos da fábrica do Paraná, como é o caso do Kwid (CMF-A), e dos modelos Logan, Sandero, Duster e Oroch (B0, de origem Dacia).
Por não ser a mesma, e portanto ter características dimensionais diferentes, a montadora teve que adaptar a linha para receber todos os modelos. O que envolveu desenvolvimento e instalação de novos equipamentos na unidade paranaense.
O novo SUV ainda tem detalhes não revelados, como data de lançamento, da produção em série e do seu nome. De acordo com Mansan, as informações serão divulgadas em momento oportuno.
– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo
O que sim, se sabe, é que o modelo será global e não apenas restrito ao mercado nacional. O projeto resulta de investimento de R$ 2 bilhões da Renault na fábrica do Paraná. Afora as modificações na linha, ele financiará também a produção de um novo motor turbo 1.0 na unidade.
Esse investimento faz parte do Renaulution, o plano estratégico global da marca até 2025, revelado no ano passado. O programa consiste, entre outras coisas, em focar em produtos com maior valor agregado.
Fonte: Automotive Business