Relatório ambiental da Anip traz dados de coleta e destinação de pneus inservíveis


Documento é o primeiro deste tipo criado pela indústria nacional de pneumáticos e detalha a operação de logística reversa em todo o Brasil
Relatório ambiental da Anip traz dados de coleta e destinação de pneus inservíveis

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – acaba de lançar o primeiro Relatório Ambiental da Indústria de Pneumáticos, um marco histórico para a indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, já que detalha o programa de logística reversa de pneus inservíveis, iniciado em 1999 em todo o Brasil.

“Sendo o Brasil o sétimo produtor mundial na categoria de pneus para automóveis e o quinto em pneus para caminhões e ônibus, temos o compromisso de ser transparentes frente à opinião pública, apresentando os dados mais relevantes da indústria pneumática. O relatório reforça nossa atuação e responsabilidade na coleta e destinação de pneus inservíveis, além de informar a amplitude de nosso investimento em toda esta operação, o que confere ao segmento papel fundamental na logística reversa, tornando-o referência no assunto no país”, afirma Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

De 1999, quando se deu o início das operações de logística reversa de pneus no Brasil, até 2020, quando o relatório foi finalizado, foram coletados o equivalente a 1,1 bilhão de pneus de passeio, por meio dos 1.053 pontos de coleta distribuídos por todo o país. “A partir de 2007, criamos a Reciclanip, instituição sem fins lucrativos, para cuidar exclusivamente da logística reversa de pneus”, explica Müller. Desde o início deste trabalho, a Reciclanip coletou mais de 5,23 milhões de toneladas de pneus.

O trabalho de logística reversa da Reciclanip já recebeu vários reconhecimentos, como o Prêmio E, concedido pela UNESCO em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o IBAMA; o Prêmio FIESP, como exemplo de ação de sustentabilidade; e o Prêmio Opinião Pública (POP) dos Conselhos de Relações Públicas pelo trabalho de conscientização da população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis.

“A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor, coletando pneus em mais de 1.400 municípios, com uma abrangência geográfica muito superior aos 326 municípios com mais de 100 mil habitantes exigidos pela resolução 416 da Conama, entidade que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil, evitando, portanto, que estes resíduos sólidos venham a ser descartados na natureza”, completa.

Quando se trata de ações pós consumo, no tratamento do resíduo sólido – pneu, a Reciclanip está em constante busca de soluções cada vez mais sustentáveis. Trabalhar a destinação para otimizar a utilização dos pneus inservíveis, requer uma gestão de processos bem definida. “A operação da Reciclanip, que se inicia na logística para o recolhimento dos pneus nos pontos de coleta ou em campanhas nos municípios que não tenham os pontos, passa pela destinação correta do pneu, trituração com empresas parceiras e retorna para o mercado por meio de utilização em cimenteiras como fonte de energia alternativa, siderúrgicas e na fabricação de produtos como percintas, solas de calçados, asfalto borracha e tapetes para automóveis, por exemplo”, destaca Müller.

O executivo reforça, ainda, que é necessária a cooperação e colaboração entre todos os envolvidos nas diferentes cadeias da produção industrial. “Isso inclui desde as empresas e colaboradores envolvidos nas etapas iniciais, no extrativismo da matéria-prima, até a logística e a comercialização junto aos consumidores”.

O Relatório Ambiental está disponível no website da ANIP (www.anip.org.br) e da Reciclanip (www.reciclanip.org.br), ou diretamente Clicando Aqui.

SOBRE A RECICLANIP

Fundada em 2007, a Reciclanip é uma instituição sem fins lucrativos, criada pelas empresas que produzem pneus no Brasil para cuidar exclusivamente das ações de coleta e reciclagem. As atividades da entidade atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil. Desde 2007, a entidade já recolheu e destinou de forma ambientalmente adequada 5,2 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 37.300.536 de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus novos já investiram mais de 1,6 bi de reais. Os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis feitos pela Reciclanip, como transporte, trituração e destinação.

SOBRE A ANIP

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 20 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 28,8 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 819,3 mil pessoas indiretas.

A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.026 pontos de coleta distribuídos por todo o país.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Race Comunicação
Rodrigo Freitas| Danilo Nascimento| Thiago Eid
Telefone: (11) 2548-0720 / (11) 2894-5607
E-mail: Imprensa Anip imprensa.anip@agenciarace.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO