Garantir o bom funcionamento da moto é fundamental para a segurança do piloto, dos transeuntes e para o trânsito em geral. É ainda mais importante para quem usa a moto a trabalho, afinal, ela se torna uma fonte de renda – por vezes, a principal. Por essa razão, se prevenir contra quebras através de revisões é a maneira ideal de poder contar com a moto sempre e não ficar na mão.
Com mais de 1,5 milhão de profissionais nas ruas do Brasil, entregadores e motoboys são pilares para o funcionamento de diversos serviços, principalmente nas grandes cidades, como São Paulo. O aumento na venda de motocicletas é reflexo do aumento de trabalhadores que aderem aos serviços de entrega, o que por si só acaba puxando a indústria de autopeças e também a de manutenção.
Cuidados com o motor
Cumprir um cronograma de troca de peças e fluidos aumenta a vida útil da moto, algo essencial para os trabalhadores. Neste último caso, recai, por exemplo, a troca de óleo do motor. Devendo ser feita a cada 5 mil quilômetros rodados, em média, a troca de óleo do motor no tempo correto é o que garante a lubrificação das suas partes móveis. A troca do filtro, por sua vez, também não pode ser negligenciada.
Como o tempo de troca pode variar de moto para moto, é preciso conferir sempre o manual do proprietário. No mais, o nível deve ser sempre conferido. O manual também preconiza a revisão de outros fluidos, como o de arrefecimento. Conferir o nível é importante para que a moto não sobreaqueça, o que pode gerar até mesmo incêndios.
Segurança em primeiro lugar
Outro item de segurança é o sistema de frenagem. Fluido, pastilha, lonas e discos devem ser conferidos periodicamente. Aspecto geral e espessura das partes como pastilhas são os principais pontos de interesse. Já o fluido deve obedecer o nível do reservatório. O ideal é fazer uma revisão completa do conjunto a cada 15 mil quilômetros, ou caso o piloto perceba que algo não vai bem, como vibração ao frear ou barulhos ao acionar o conjunto.
Vibrações excessivas também podem indicar que algo não vai bem na suspensão ou mesmo nos pneus. Uma revisão de todo conjunto da suspensão é importante para verificar a geometria e a condição geral das partes, como amortecedores, bengalas – uma vez que são hidráulicas – e até mesmo as rodas, que podem estar desbalanceadas.
As correias e a corrente de transmissão também devem receber uma boa revisão, já que qualquer quebra pode gerar um grande prejuízo para o piloto, incluindo quedas graves. Essas peças devem estar bem reguladas e lubrificadas, quando for o caso. Quando apresentam desgaste demasiado, deve ser feita a troca.
Confira sempre as luzes da moto
Uma boa inspeção na parte elétrica, principalmente em relação à sinalização, é fundamental. Verifique sempre farol, lanterna, setas, luz de freio e se o painel está funcional. Problemas elétricos também podem se apresentar no desempenho da moto, como problemas na alimentação das velas, ocasionando falhas. Uma bateria fraca, por sua vez, pode resultar em problemas na hora de ligar a moto.
No mais, uma revisão anual geral é suficiente para se prevenir contra problemas mais graves. O trabalhador deve, portanto, se programar para parar sua moto e realizar um check-up geral. A revisão é tão importante quanto o uso do capacete, principalmente no que tange à segurança. Além disso, a manutenção preventiva é muito menos custosa que a corretiva, o que representa menos custos na ponta do lápis.