Por Vitor Matsubara
Na segunda semana de agosto, o Governo apresentou o conjunto de regras do IPI Verde, que reduziu o imposto que incide sobre veículos no país.
A iniciativa faz parte do Mover, política automotiva em vigor desde 2024.
Juntamente com isso veio o programa Carro Sustentável para zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros de entrada vendidos no país.
Com isso, alguns modelos ficaram mais baratos. Listamos a seguir quais veículos já estão mais baratos e quais são os critérios para se enquadrar nas regras.
Fiat Mobi está entre os carros mais baratos

A Fiat tem três carros com generosos descontos. Destes, o Mobi Like teve a maior redução entre os modelos de entrada: caiu de R$ 80.990 para R$ 67.990 – uma diferença de R$ 13 mil.
- Mobi Like: de R$ 80.990 por R$ 67.990 (redução de R$ 13 mil)
- Mobi Trekking: de R$ 82.990 por R$ 73.290 (redução de R$ 9,7 mil)
- Argo Drive 1.0 MT: de R$ 94.990 por R$ 86.990 (redução de R$ 8 mil)
Volkswagen ressuscita Polo TSI e outros carros ficam mais baratos

O anúncio do IPI Verde fez a Volkswagen ressuscitar o Polo 170 TSI com câmbio manual. A versão havia sido descontinuada pela baixa procura, mas volta ao catálogo na esteira do IPI zero. Estará disponível apenas com câmbio manual por R$ 107.840.
A VW decidiu descontar em dobro o IPI de outros modelos. Assim, T-Cross TSI, Saveiro Robust, Nivus Highline e Virtus Highline são os outros carros que ficaram mais baratos.
- Polo Track: de R$ 95.990 para R$ 87.845 (redução de R$ 8.145)
- Polo TSI MT: R$ 107.840 (retorna ao catálogo; preço com cor sólida)
- Polo Highline: de R$ 131.650 para R$ 120.240 (redução de R$ 11.410)
- Virtus Highline: de R$ 155.490 para R$ 144.080 (redução de R$ 11.410)
- Nivus Highline: de R$ 163.290 para R$ 146.490 (redução de R$ 16.800)
- T-Cross TSI: de R$ 154.990 para R$ 144.854 (redução de R$ 10.136)
- Saveiro Robust: de R$ 109.490 para R$ 88.687 (redução de R$ 20.803)
Renault Kwid e Hyundai HB20 também têm novos valores

Renault e Hyundai também reduziram os preços de Kwid e HB20, respectivamente. O subcompacto da Renault teve descontos de até R$ 11,4 mil na versão Zen.
Já a Hyundai baixou os valores do HB20 em até R$ 12 mil na configuração Limited. A condição vale para o ano/modelo 2025/2026
- Kwid Zen: de R$ 78.690 por R$ 67.290; redução de R$ 11,4 mil
- Kwid Intense: de R$ 81.790 por R$ 71.290; redução de R$ 10,5 mil
- Kwid Iconic: de R$ 85.190 por R$ 75.690; redução de R$ 9,5 mil
- Kwid Outsider: de R$ 85.290 por R$ 75.290; redução de R$ 10 mil
- HB20 Comfort 2025/2026: de R$ 95.790 por R$ 83.990 (redução de R$ 11.800 à vista)
- HB20 Limited 2025/2026: de R$ 99.990 por R$ 87.990 (redução de R$ 12 mil)
- HB20S Comfort 2025/2026: de R$ 103.010 por R$ 93.990 (redução de R$ 9.020 à vista)
- HB20S Limited 2025/2026: de R$ 106.490 por R$ 99.490 (redução de R$ 7 mil)
Quais são as regras estabelecidas pelo Governo
Segundo as regras dessa iniciativa, o IPI zero será concedido aos veículos que atenderem a quatro requisitos: serem compactos, fabricados no Brasil, terem 80% de materiais recicláveis e emitirem menos de 83 g de CO₂ por quilômetro.
A produção nacional é uma das exigências, mas o governo determina que o carro deverá ter etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem realizadas em solo brasileiro.
Dessa maneira, exclui-se veículos feitos aqui por meio de regimes SKD e CKD. Esse é o modelo que a BYD, por exemplo, adotará inicialmente em sua fábrica em Camaçari (BA).
Normas valem só para compactos?
Não. Para os veículos de outras categorias, o decreto estabelece um novo sistema de cálculo do IPI, que entra em vigor em 90 dias.
A nova tabela parte de uma alíquota de 6,3% para automóveis de passeio e de 3,9% para comerciais leves. Os valores serão ajustados por um sistema de acréscimos e decréscimos.
O cálculo considera critérios como eficiência energética, tecnologia de propulsão, potência, nível de segurança e índice de reciclabilidade.
Fonte: Automotive Business