O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) abriu uma nova rodada de crédito direcionado aos pequenos negócios.
A iniciativa, construída com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) durante o primeiro ano da pandemia de covid-19, visa a facilitar o acesso de pequenas empresas a recursos financeiros. Além disso, os empréstimos contam com taxas de juros mais atrativas do que as praticadas pelos bancos comerciais em linhas tradicionais.
O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (29) destaca como os pequenos empreendedores podem se valer do Pronampe.
Ouça outros episódios do Economix
- Projetos de lei que fixam pisos salariais na legislação podem gerar desemprego e informalidade; entenda
- Mesmo em alta, varejo dá mostras de esgotamento das condições de consumo no País
- Inflação volta a acelerar e reacende sinal de alerta sobre a política de juros
O programa ainda avalia o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). O indicador, que serve de prévia da inflação oficial, avançou apenas 0,13% em julho, desacelerando razoavelmente em relação ao mês anterior (0,69%).
A economia dos Estados Unidos também é um dos temas do episódio, com análises da queda de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre e da nova alta de 0,75 ponto porcentual (p.p.) das taxas de referência, levando os juros norte-americanos ao intervalo de 2,25% a 2,5% ao ano (a.a.).
Ouça o podcast:
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.
Fonte: FecomercioSP