Categories • Automotivas

Produção de veículos em novembro foi a maior do ano

A produção de veículos no País cresceu 15% em novembro na comparação com o volume que saíram das linhas das montadoras em outubro. Segundo balanço da Anfavea divulgado na segunda-feira (6), o volume produzido no mês passado foi de 206 mil veículos, o melhor resultado mensal do ano.

Com o resultado, no acumulado do ano até novembro soma 2,037 milhões de unidades, um volume que representa crescimento de 13% sobre a produção registrada no janeiro-novembro do ano passado. De acordo com Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, as fabricantes receberam mais peças em novembro:


LEIA TAMBÉM:
Falta de veículos continua em 2022, prevê Anfavea
Produção de caminhões em 2021 será a melhor em 8 anos
Queda nas exportações foi a maior desde 2014
Produção de ônibus cresce 21,4% no mês com ajuda do Caminho da Escola
Venda de importados cai 26% em novembro


“No período as montadoras conseguiram completar a montagem de parte dos veículos que estavam em pátio aguardando componentes. Ainda há dificuldades na cadeia logística, mas considerando o contexto foi um bom resultado para o mês”, disse o representante durante transmissão online.

Do total produzido no ano até novembro 1,8 milhões de unidades correspondem aos veículos leves, dentre automóveis e comerciais. O resultado representou alta de 10% sobre o volume produzido da categoria nos onze meses de 2020.

Já os caminhões representaram 146,4 mil unidades do total produzido no janeiro-novembro, alta de 82% sobre a mesma base de comparação do ano passado. Deste volume, 72,5 mil unidades corresponderam os modelos de caminhões pesados. Alta de 86,5% ante 2020.

No caso dos chassis de ônibus, eles responderam por 17,4 mil unidades do total produzido pelas fabricantes até novembro no País. O volume é praticamente similar ao produzido em igual período do ano passado, considerando a ligeira alta de 0,3% na comparação entre os períodos.

O presidente também comentou o volume de veículos em estoque no mês, que cresceu 12% sobre aquele registrado em outubro, somando 103,8 mil unidades ou 18 dias úteis de vendas: “É uma tendência que também vimos nos Estados Unidos. As empresas aproveitaram o momento para elevar um pouco os níveis na rede”.

O nível de emprego no setor, ainda de acordo com os dados da Anfavea, manteve-se estável em novembro, com 102,6 mil unidades, a mesma quantidade de funcionários vista em outubro.

Fonte: Automotive Business

You May Also Like