Produção de caminhões tem melhor desempenho do último ano

Apesar da queda nas vendas, linhas de montagem de pesados registram ritmo forte e alta no trimestre
Produção de caminhões tem melhor desempenho do último ano

Por Fernando Miragaya

O segmento de caminhões registrou o melhor nível de produção dos últimos 12 meses. Balanço da Anfavea, entidade que reúne as montadoras, revela que a produção no trimestre teve aumento de quase 20% em relação ao mesmo período de 2023.

De acordo com a associação, foram 29,3 mil caminhões fabricados nos três meses iniciais de 2024, contra uma produção de 24,5 mil no mesmo período de 2023. A alta foi de 19,7%. 

“Aos poucos, o setor se aproxima de seu patamar normal de mercado”, afirmou o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, durante coletiva on line da associação nesta segunda, 8.


SAIBA MAIS:
– Para Mercedes-Benz, mercado de caminhões terá pequena melhora em 2024
– Em retomada, produção de caminhões quase dobra em janeiro


No recorte de março, todavia, a produção de caminhões foi de 11,2 mil unidades. Isso significa recuo de 9% em relação ao mesmo mês do ano passado e avanço de 10,5% na comparação com fevereiro. Para a Anfavea, ainda reflexo da adequação do mercado às novas normas de emissões do Proconve P8.

“O mercado ainda sente o efeito da introdução do Proconve P8. No começo de 2023, ainda havia muita disponibilidade de veículos P7 e agora vemos uma acomodação dos produtos P8”, disse o vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas.

Vendas diárias de caminhões registram crescimento

As vendas somaram 26,5 mil no primeiro trimestre deste ano, queda de 7,5% na comparação interanual. Em março, os licenciamentos alcançaram 9,9 mil, pequena retração de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Mas crescimento de 18% ante fevereiro de 2024.

A associação das montadoras considerou o balanço de emplacamentos positivo, uma vez que fevereiro e março tiveram o mesmo número de dias úteis. Além do fato de março de 2023 ter tido três dias úteis a mais. 

Desta forma, a média diária de vendas do mercado de caminhões atingiu 460 unidades no mês passado. “Ao fazer uma avaliação de emplacamento diário, a gente vê que março teve desempenho superior”, defendeu Freitas.

Renovação da frota pode sair esse ano

Durante apresentação dos resultados da produção de caminhões, a Anfavea se mostrou otimista quanto ao programa de renovação de frota para o setor. Segundo Eduardo Freitas, o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) estabeleceu um grupo de trabalho que reúne fabricantes, distribuidores e sindicatos em torno do tema.

“O grupo começou a se reunir mês passado [março] e tem reunião marcada esse mês [abril]. Acreditamos que vamos seguir adiante, com um novo programa de renovação de frota esse ano”, comentou o VP da associação.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO