Produção acumulada da Caoa Chery supera 50 mil veículos

Produção acumulada da Caoa Chery supera 50 mil veículos

Dos cerca de 65 mil veículos Chery negociados no Brasil desde 2015, 85% chegaram às ruas após aquisição da Caoa

Poucos dias antes de lançar o Tiggo 3X, seu quinto SUV, a Caoa Chery anunciou nesta segunda-feira, 19, ter ultrapassado 50 mil veículos fabricados no Brasil. A maior parte, perto de 30 mil unidades, saiu da fábrica de Anápolis, GO, e o restante da planta de Jacareí, SP, primeira base produtiva da marca fora da China.

Na unidade industrial paulista são fabricados hoje o Tiggo 2 e os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6. O Tiggo 3X, na verdade a terceira geração local do Tiggo 2, será o quarto produto a sair da linha de montagem inaugurada em 2014 e que, então sob o comando da montadora chinesa apenas, tinha no planejamento atingir 50 mil unidades já em seu primeiro ano de operação.

Foi só mesmo a partir de 2018, com a compra da operação pela Caoa, que os Chery começaram a chegar às ruas em número mais relevante e o ritmo produtivo a crescer. Para isso, o grupo brasileiro rapidamente encerrou a produção do pioneiro e quase desconhecido Celer e, logo depois, do subcompacto QQ e embarcou com vontade na onda dos utilitários esportivos.

Com novos e melhores veículos amparados por maciças campanhas publicitárias, algo nunca igualado pela Chery chinesa, a marca foi alçada a outro patamar e viu a rejeição inicial dos consumidores cair subitamente. Dos cerca de 65 mil veículos Chery negociados no Brasil desde 2015, 85% chegaram às ruas após aquisição da Caoa.

O Tiggo 5X é, de longe, o modelo de maior sucesso na curta trajetória da Caoa Chery. Sozinho, responde por 40% das vendas da marca. Encerrou o ano passado como o 15º SUV mais vendido entre mais de quarenta opções no mercado e, com 8,8 mil emplacamentos, ficou a poucas unidades do Citroën C4 Cactus e à frente do Volkswagen Tiguan.

Na planta de Anápolis já foram montadas 20 mil unidades desde seu lançamento, em 2018. Depois dele, foram apresentados os Tiggo 7 e o Tiggo 8, ambos também montados no complexo goiano, onde o Grupo Caoa fabrica ainda modelos da Hyundai.

A Caoa Chery foi a 11ª marca de automóveis mais vendida em 2020, com 20,1 mil licenciamentos.  Só no primeiro trimestre de 2021 acumulou outros 6,4 mil veículos entregues, quase 14% de crescimento sobre igual período do ano passado, aponta a Fenabrave. No mesmo período, a média do mercado paontou recuo de 6,5%.

“Temos um plano sólido de crescimento”, afirma Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, que no fim do ano passado, ainda antes do recrudescimento da pandemia, chegou a estimar vendas 70% maiores em 2021, chegar a cerca de 34 mil veículos, portanto.

Fonte: AutoIndústria/George Guimarães

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