A Great Wall Motor revelou na quarta-feira, 6, o primeiro modelo de sua nova linha no país. Trata-se do SUV Haval H6, que já havia sido apontado no ano passado como possível lançamento inicial da companhia, após anúncio de compra da fábrica de Iracemápolis (SP), onde operava a Mercedes-Benz.
De acordo com a montadora, uma unidade do veículo já está no Brasil para o processo de nacionalização. Serão testados no veículo, que foi produzido na China, os combustíveis locais em seu motor híbrido, além de outros sistemas, como as suspensões.
Duas motorizações
O modelo que será vendido no país terá duas versões de motor, uma com powertrain híbrido plug-in e outra com motorização híbrida convencional. O modelo atual está em sua terceira geração e as dimensões do chassi e entre-eixos o posicionam entre os SUVs médios, para disputar mercado com Jeep Compass e Toyota RAV4, por exemplo.
O modelo em teste é o primeiro de uma série de protótipos que serão usados pela engenharia da GWM a partir das próximas semanas em testes no território brasileiro. Todos os dados gerados as avaliações de rodagem e em laboratório serão usados pela engenharia da GWM para produzir, na China, os primeiros lotes de Haval H6 destinados ao mercado brasileiro.
A GWM promete investir mais de R$ 10 bilhões nos próximos 10 anos para iniciar sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados, entre as marcas Haval, Poer (de picapes) e Tank. A fábrica de Iracemápolis terá sistema de produção inteligente e capacidade instalada para 100 mil veículos por ano. O primeiro modelo fabricado localmente será lançado no segundo semestre de 2023.
Fonte: Automotive Business