Prefeitura de Ribeirão Preto decreta lockdown a partir dessa quarta-feira, 17


Prefeitura de Ribeirão Preto decreta lockdown a partir dessa quarta-feira, 17

Medidas mais restritivas valem por cinco dias, transporte coletivo ficará suspenso

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, nessa terça-feira, 16, o lockdown em todo o município a partir desta quarta-feira, 17. A medida foi divulgada durante transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. Participaram do comunicado o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o secretário de Saúde Sandro Scarpelini e o secretário de Governo, Antônio Daas Abboud. A medida vale até o domingo, 21.

Um decreto será publicado ainda nessa quarta-feira detalhando as medidas. Segundo o secretário de Governo, será permitido apenas o funcionamento dos serviços emergenciais.

Portanto, poderão funcionar hospitais, serviços de saúde, farmácias e postos de combustíveis. Já os serviços de alimentação como supermercados, padarias e varejões não poderão funcionar presencialmente, apenas por delivery.

O transporte coletivo ficará suspenso a partir desta quarta-feira. Será permitido apenas o transporte por aplicativo ou táxi, somente se a viagem for para algum tipo de emergência ou para se deslocar até o trabalho que seja considerado essencial. Lotéricas, bancos e demais serviços serão fechados.

Não será permitida a circulação de pessoas que não estejam atendendo aos serviços essenciais. Caminhadas, exercícios ao ar livre ou passeios em praças não serão permitidos até o domingo.

Nessa segunda-feira, 15, Ribeirão Preto chegou a atingir 100% de ocupação de leitos públicos. No momento, a ocupação desses leitos é de 94%, sendo que a ocupação geral de leitos de UTI, incluindo os particulares, está em 95%. O máximo de pacientes internados simultaneamente em 2020 foi de 192. Nessa terça-feira, são 233 pacientes ocupados.

“Estamos em uma situação muito perigosa, de pré-colapso do sistema de saúde. Isso significa que os médicos vão ter que começar a fazer opções na linha de frente, quem vai ter acesso aos poucos recursos. Teremos que tomar medidas drásticas para todos possam ter acesso aos cuidados, mas se a pandemia continuar crescendo como cresceu nos últimos cinco dias, não vamos conseguir ampliar leitos para dar assistência a todas pessoas”, alertou o secretário de Saúde.

Segundo o prefeito, esta é a maior ativação de leitos desde o início da pandemia. São 245 leitos de UTI oferecidos, mesmo assim, a ocupação se mantém acima dos 90% desde o início do mês. O secretário de Saúde também ressaltou que o município tem apresentado uma elevação progressiva no número de óbitos nos últimos 10 dias. Ademais, o número de casos graves passou de 5% do total de casos ativos para 10%.

Nogueira adiantou que irá encaminhar as medidas tomadas em Ribeirão Preto para as prefeituras da região para que todos possam seguir as mesmas regras.

Imagem: Revide
Fonte: https://www.revide.com.br/noticias/coronavirus/prefeitura-decreta-lockdown-em-ribeirao-preto/

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO