Preço dos carros usados registra queda de 0,47%; a primeira vez em 21 meses


Números refletem empobrecimento do brasileiro médio
Preço dos carros usados registra queda de 0,47%; a primeira vez em 21 meses

UOL

Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril mostram que o preço dos carros usados teve queda de 0,47%, a primeira vez em 21 meses. Apesar de a queda ser tímida, outro dado do setor reforça uma mudança no jogo: segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as transações de veículos usados retraíram 13,5% em abril em relação a março, o que faz com que o acumulado do ano esteja 21,2% abaixo do registrado em 2021, ano de recorde nas trocas de titularidade. Foram comercializados mais de 3,7 milhões de veículos usados no acumulado do primeiro quadrimestre de 2022, contra mais de 4,7 milhões em igual período do ano passado. Ou seja, diferença de 1 milhão de veículos usados, que deixaram de ser negociados.

Para o consultor automotivo Ricardo Bacellar, os números refletem outro fenômeno: o empobrecimento do brasileiro médio. Para o especialista, os indicadores dão um sinal de alerta de que o mercado de carros usados voltará à normalidade de antes da pandemia.

O presidente da Fenabrave, Andreata Jr., avalia que a queda nas vendas de carros usados em abril não foi tão grave, já que o volume diário de transações se manteve estável.

Fonte: Novo Varejo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO