PPG lança no Brasil pintura que reduz em até 50% o consumo de energia

Na América Latina, apenas empresa na Argentina também conta com a nova tecnologia
PPG lança no Brasil pintura que reduz em até 50% o consumo de energia

O fabricante mundial de tintas automotivas PPG está inaugurando na América Latina por meio de duas fábricas – uma delas no Brasil – uma tecnologia de preparação de carrocerias para pintura que ajuda a reduzir o consumo de energia em até 50%.

O processo é conhecido como pré-tratamento de baixa temperatura, que pode ser usado tanto em montadoras quanto nas indústrias em geral. Esse método prepara as superfícies metálicas que vão receber algum tipo de pintura. 


– LEIA TAMBÉM
Novos tipos de tinta melhoram segurança de carro autônomo e elétrico


Marcelo Zanete, diretor de negócios automotivos OEM da PPG, explica que a nova tecnologia reduz o consumo de energia necessário para a pintura porque consegue fazer a preparação das carrocerias utilizando temperaturas menores do que o método convencional.

“Normalmente, na etapa de remoção do óleo e limpeza da carroceria, é necessário trabalhar com temperaturas entre 50°C e 60°C. O pré-tratamento de baixa temperatura, como o próprio nome diz, requer temperatura menor, de apenas 40°C. Estamos falando de uma economia significativa de energia, que pode chegar a 50% do consumo”, afirma Zanete.

Segundo a empresa, apenas dois clientes na América Latina utilizam esse pré-tratamento por enquanto, um brasileiro e um argentino. No Brasil, a escolhida foi a fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), onde são produzidos veículos comerciais, de transporte de passageiros e de defesa. Na Argentina, a técnica é utilizada pela planta da Stellantis em Córdoba, mas em breve passará a ser aplicada também nas unidades da Stellantis em Goiana (PE) e Betim (MG). 

“Estamos trazendo a tecnologia para a América Latina porque entendemos que diversas empresas buscam soluções como essa, que são resultado do trabalho contínuo da PPG de disponibilizar ao mercado o que há de mais avançado em termos de tecnologia e soluções sustentáveis”, afirma Fábio Camorim, coordenador de vendas da PPG.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO