Por que fidelizar clientes é mais importante do que conquistar novos?


Conquistar a fidelização dos consumidores depende obrigatoriamente de um bom relacionamento entre as partes
Por que fidelizar clientes é mais importante do que conquistar novos?

Por Luiz Correia

Fidelizar clientes é muito mais importante do que se preocupar apenas em atrair volumes crescentes de novos consumidores. Afinal, de nada adianta oferecer um produto ou serviço de excepcional qualidade, sem garantir que o consumidor busque sua marca novamente para uma futura compra.

Conquistar a fidelização dos consumidores depende obrigatoriamente de um bom relacionamento entre as partes. Um simples feedback positivo é capaz de bombardear positivamente a imagem da marca no mercado, atestando a qualidade do atendimento e produto oferecidos, atingindo outros que procuram pelas mesmas soluções.

Em uma pesquisa feita pela SmarterHQ, 90% dos consumidores estão dispostos a oferecer seus dados de comportamento às companhias, em troca benefícios adicionais que melhorem sua experiência de compra.

Os benefícios são inegáveis – assim como os prejuízos no pior cenário de atendimento. Um cliente insatisfeito pode impactar muitos outros negativamente, ocasionando um efeito cascata que nenhum empresário deseja passar.

É preciso resolver as dores de seu público-alvo, entender seus anseios e necessidades e, acima de tudo, garantir que ele volte a procurar seus serviços futuramente. Seja por via própria ou por indicação para terceiros.

Como fidelizar clientes?

O consumidor é o melhor vendedor do seu negócio. Em um mercado completamente digital, se torna muito fácil encontrar inúmeras companhias dispondo dos mesmos produtos e serviços. O mercado está repleto do “mais do mesmo”, o que eleva a importância e necessidade de estratégias de fidelização para seus clientes.

Conquistar tal satisfação e recompra vai muito além do que oferecer os famosos programas de pontuação. O leque de bonificações deve ser muito maior e inovador, com pacotes mais atrativos que façam sentido para o perfil e desejos de seus usuários. Tenha uma promoção real e diferenciada, que estimule a geração de verdadeiros discípulos de engajamento do seu negócio.

Fora as recompensas financeiras em cashback a serem utilizados em futuras compras, os programas de evolução se mostram extremamente vantajosos para fidelizar clientes. A cada aquisição, o consumidor pode conquistar um novo selo de comprador, com a acumulação de scores conforme os valores gastos.

Em cada categoria atingida, novos prêmios podem ser oferecidos como recompensa – seja por meio de vouchers em jantares, descontos exclusivos, milhas de viagem, dentre muitos outros. Use a criatividade a seu favor, sempre visando trazer a melhor experiência possível com sua marca.

A importância dos canais de comunicação na fidelização dos clientes

As estratégias de fidelização dos clientes são imensamente eficazes por si só. Mas, quando engajadas ainda mais via os mais modernos e interativos canais de comunicação, poderão conquistar resultados ainda melhores.

Cada segmento e nicho de atuação possui sua própria vertente e perfis de consumidores. Por isso, antes de delimitar qualquer ação de fidelidade, é imprescindível entender minuciosamente todas as trilhas de abordagem possíveis e, como estabelecer uma comunicação saudável e flexível com todos.

Emerja no universo de seu público-alvo. Reconheça suas demandas e, se adeque às suas necessidades. Fidelizar seus clientes não exige nenhuma estratégia mirabolante ou revolucionária. Atitudes simples podem surtir efeitos tão excelentes quanto, independente do porte ou foco de atuação da empresa.

Temos que se adequar ao mundo no qual iremos afetar. Do pequeno negócio, à grande corporação. Do perfil tímido, ao comunicativo. Do despojado, ao mais contido. São diversos perfis e hábitos distintos, mas que quando compreendidos e solucionados de forma personalizada, trarão uma série de clientes satisfeitos e fiéis ao seu negócio.

Luiz Correia é Head of Sales especialista em estratégias e performance de comunicação digital para companhias de diversos segmentos na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel

Sobre a Pontaltech:

https://www.pontaltech.com.br/

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.

Informações
InformaMídia
Nathalia Bellintani
Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO