Por falta de componentes, montadoras deixaram de produzir 150 mil veículos até maio


Volume representa cerca de 5% do total de licenciamentos planejado pela Anfavea para o ano (Por Bruno de Oliveira, AB)
Por falta de componentes, montadoras deixaram de produzir 150 mil veículos até maio

A falta de componentes nas linhas de produção fez com que as montadoras instaladas no país deixassem de fabricar 150 mil veículos até maio, segundo Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. O volume representa cerca de 5% do total de vendas projetado pela entidade para o ano.


Leia também:
– Menos crítica, produção de veículos chega a maio em seu maior volume
– Produção de caminhões fica abaixo de 60 mil e acumula queda de 2,8%
– Vendas de veículos surpreendem, mas setor amarga queda no acumulado

Quer saber mais dos rumos do setor automotivo? Esse tema estará em discussão no #ABX22, no dia 8 de setembro.
Garanta aqui a sua inscrição


Pelas contas da associação que representa as montadoras instaladas no país, no janeiro-maio ocorreram 16 paradas entre as fabricantes, somando 331 dias de linhas inativas. “É uma média que nos preocupa porque houve um efeito em cascata em toda a cadeia, afetando também os fornecedores”, disse Leite na terça-feira, 7, durante balanço divulgado pela associação que reúne as fabricantes de veículos.

Em abril, durante o #ABPlan – Planejamento Automotivo 2022, números da Jato Dynamics apontavam para um volume de 107 mil veículos que deixaram de ser produzidos naquele momento, pelas mesmas razões.

“Estamos falando de semicondutores, mas outras coisas impactaram muito a entrega. A pandemia trouxe um caos total na logística e não é apenas chips que estão faltando. Precisamos rever o conceito de cadeia de suprimento do mundo globalizado, explicou Ivan Witt, diretor de compras do Grupo Caoa, naquela oportunidade.

No ano passado, ainda de acordo com as estimativas da Anfavea, deixaram de ser produzidos no Brasil cerca de 350 mil veículos.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO