Plataforma da AkzoNobel completa três anos e expande de identidade visual nas oficinas

Acoat Selected também dá seus primeiros passos na Colômbia
Plataforma da AkzoNobel completa três anos e expande de identidade visual nas oficinas
Fachadas das oficinas começam a receber a identidade visual do Acoat Selected

Este mês, o Acoat Selected, a plataforma internacional de serviços da AkzoNobel que reúne oficinas, concessionárias e outros players do mercado automotivo, completa três anos de cooperação e aprendizado entre seus membros, fortalecendo e aprimorando não somente suas operações, mas também o segmento de repintura automotiva. A iniciativa da fabricante das conhecidas marcas Sikkens e Wanda chega à essa marca com aumento de participantes no Brasil e implementação de identidade visual nas fachadas, além da entrada na Colômbia.

O Acoat Selected conta com 31 membros no Brasil que buscam uma gestão do negócio com maior qualidade e rentabilidade. Na Colômbia desde 2021, já reúne oito participantes, com foco em concessionárias. O programa existe há mais de 40 anos nos Estados Unidos e na Europa, onde já está consolidado, com 2.500 usuários na plataforma.

A Visual Paint Reparadora Automotiva, de Maringá (PR) é um exemplo de como todo o apoio oferecido pode ser relevante para o desenvolvimento do negócio. No programa desde o início de 2020, a oficina viu seu ticket médio aumentar em 40% nos últimos dois anos. Seriedade, parceria e crescimento profissional são as palavras indicadas pelo sócio Rodrigo Lopes de Moraes para definir o Acoat Selected. “As reuniões foram importantes na pandemia para a troca de ideia com outros profissionais da área, de modo que foi possível ter uma avaliação mais abrangente do mercado, o que nos auxiliou na tomada de decisão nesse período”, comenta.

O programa cria uma rede colaborativa entre diferentes públicos do mercado reparador. São compartilhados conhecimentos de ferramentas e serviços para buscar soluções para as mais variadas questões, de temas gerais de administração e gestão, passando por ferramentas e técnicas até sustentabilidade no seu sentido mais amplo.

“Um dos pilares do programa é fazer do nosso cliente referência no mercado, por meio da boa gestão do negócio. Ao mesmo tempo em que a oficina traz sua expertise, ela também apresenta suas necessidades e anseios. E para atendê-los reunimos parceiros como escolas técnicas, seguradoras, certificadoras e empresas de software de gestão”, comenta Alex Paz, supervisor técnico da AkzoNobel e um dos responsáveis pela regionalização do Acoat Selected. Entre eles estão 3M, Henkel, Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), Japan Sprex, Norton Saint-Gobain, Orange, Senai, Sigma Sistema, Gemba, Tecnocrash e AAP Training & Consulting.

“Hoje não conheço nenhum programa que seja parecido com o Acoat Selected, que engloba todos os setores da empresa, é uma consultoria em todas as áreas: financeira, RH, estoque, atendimento e, claro, repintura. Alguns podem pensar que, como é iniciativa de uma empresa de tintas, que será tratado somente isso, mas não, é muito mais que somente olhar o serviço de repintura de uma oficina”, afirma Eduardo Henrique Bulgarelli, sócio-diretor Oficina Monza, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Há 45 anos no mercado e contando com a segunda geração da família na direção da empresa, a Monza é uma das primeiras oficinas que está recebendo a identidade visual do programa, que inclui nova fachada. “Acredito que, em um breve futuro, o selo Acoat Selected seja reconhecido e valorizado tanto pelas companhias de seguros, quanto pelos clientes finais. Será o cartão de visita, todos os clientes vão saber que a empresa participante tem qualidade, compromisso e gestão, e ainda uma multinacional apoiando com uma rede internacional de oficinas”, conclui.

“É um projeto que vem sendo desenhado há anos e continuamente, por muitas mãos. A discussão é abrangente e construída tendo em vista a qualidade final do veículo reparado, pesquisa de satisfação quanto à experiência do cliente, melhoria na estrutura da oficina e, principalmente, de treinamento e capacitação de todo time das oficinas, desde a equipe produtiva até mesmo os gestores para análise de dados através do nosso programa”, conta Ozinei Manzano, gerente de Vendas Brasil da AkzoNobel.

No último ano, de acordo com seus interesses, os membros tiveram oportunidade de realizar treinamentos desde assuntos técnicos da área, como aplicação com pistola de calafetação e recuperação de peças, como também sobre conteúdo relacionado a mídias sociais na captação de novos clientes e inovações em carros elétricos.

Não há custos para ser membro do Acoat Selected e o “requisito” principal para entrar no programa é que o cliente participe ativamente, compartilhando e colocando em prática as boas práticas. As metas são individualizadas e revisitadas frequentemente, com o acompanhamento de consultores da AkzoNobel e também via plataforma, para apoiar as ações necessárias. Para mais informações, visite @AcoatSelected.BR no Instagram.

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

AkzoNobel – Informações à imprensa
Conteúdo à la carte
Fabiane Giusti: fabianegiusti@conteudoalacarte.com.br | (11) 9 9747-6710
Camila Teich: camilateich@conteudoalacarte.com.br | (11) 9 9116-1493

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO