Pix já está envolvido em 16% das compras on-line


Levantamento da Nuvemshop, com e-commerces de pequeno e médio portes, mostra que esse meio de pagamento fica atrás apenas do cartão de crédito, utilizado em 53% das compras
Pix já está envolvido em 16% das compras on-line

O Pix é o meio de pagamento utilizado em 16,5% das compras realizadas em e-commerce de empresas de pequeno e médio portes, segundo levantamento da Nuvemshop feito com mais de 100 mil lojistas. Há cerca de um ano, essa participação era de 2,5%.

Entre os meios de pagamento, o Pix só ficou atrás do cartão de crédito – utilizado em 53% das compras -, que continua sendo a opção mais popular dos brasileiros nas compras on-line.

Segundo Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil, o avanço do Pix pode ser explicado pela maior facilidade e agilidade nas transações, especialmente quando compara aos boletos. Além disso, como o Pix permite que os empreendedores recebam de forma imediata o valor do pedido, é natural que eles criem incentivos para que os clientes usem essa forma de pagamento.

O levantamento da Nuvemshop destaca ainda outra forma de pagamento com boa penetração nas vendas on-line, que é o método de pagamento personalizado, negociado diretamente entre o lojista e o consumidor, que hoje representa 16% das vendas. Exemplos desses pagamentos personalizados são os depósito e pagamento em dinheiro.

Já os tradicionais boletos bancários aparecem com 4% de participação.

No período abordado pelo levantamento, o primeiro semestre de 2022, o faturamento total das empresas pesquisadas somou R$ 1,2 bilhão, o que representa um crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre de 2021.

Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Banco Central/divulgação

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO