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Pirelli cria pneu que ‘conversa’ com eletrônica do carro


Tecnologia Cyber Car fornece informações para sistemas de assistência ao motorista

Pirelli mostra no Salão do Automóvel de Genebra (até 18 de março na Suíça) a tecnologia Cyber Car, em que sensores instalados nos pneus são capazes de interagir com a eletrônica de bordo voltada à segurança, principalmente com os sistemas de assistência à direção como ABS e os controles de tração e estabilidade (ESC/ESP).
De acordo com a fabricante de pneus, o Cyber Car equipará alguns veículos de ponta até o fim do ano. Projetado em colaboração com as próprias montadoras, o sistema fornece dados que aprimoram a segurança e o desempenho.
Ao reconhecer as informações vindas do componente eletrônico instalado na banda de rodagem, o veículo pode alterar sua configuração para tornar a direção mais segura. A coleta de dados inclui carga, uma informação importante para carros elétricos.
Atualmente, a autonomia restante das baterias dos veículos elétricos é calculada a partir de parâmetros padronizados. Com o Cyber Car a eletrônica de bordo consegue fornecer informações mais precisas. Ao saber o peso exato do carro, a unidade de controle central calcula com mais exatidão a autonomia restante até a próxima recarga.
O Cyber Car também informa ao motorista (por meio de aplicativo) sobre outras variáveis como temperatura, pressão e profundidade da banda de rodagem. Alertas sobre desgaste e a necessidade de rodízio facilitam a manutenção periódica.
O sistema criado pela Pirelli pode ainda permitir pela comunicação em nuvem o acesso a serviços personalizados, como assistência viária. A nova tecnologia foi desenvolvida a partir de outras duas já fornecidas pela Pirelli, Cyber Fleet (sistema para frotistas) e Connesso (aplicativo para quem dirige no dia a dia).

Veja como o Cyber Car interage com o carro:

Com o Cyber Car, dados como pressão, carga e profundidade dos sulcos são passados do sensor do pneu (ao centro) para o carro e podem interferir no ABS e controles de tração e estabilidade. Também geram informações em um aplicativo para smartphones. A comunicação em nuvem permite o acesso a serviços como assistência viária.

Fonte: Automotive Business

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