Tecnologia Cyber Car fornece informações para sistemas de assistência ao motorista
A Pirelli mostra no Salão do Automóvel de Genebra (até 18 de março na Suíça) a tecnologia Cyber Car, em que sensores instalados nos pneus são capazes de interagir com a eletrônica de bordo voltada à segurança, principalmente com os sistemas de assistência à direção como ABS e os controles de tração e estabilidade (ESC/ESP).
De acordo com a fabricante de pneus, o Cyber Car equipará alguns veículos de ponta até o fim do ano. Projetado em colaboração com as próprias montadoras, o sistema fornece dados que aprimoram a segurança e o desempenho.
Ao reconhecer as informações vindas do componente eletrônico instalado na banda de rodagem, o veículo pode alterar sua configuração para tornar a direção mais segura. A coleta de dados inclui carga, uma informação importante para carros elétricos.
Atualmente, a autonomia restante das baterias dos veículos elétricos é calculada a partir de parâmetros padronizados. Com o Cyber Car a eletrônica de bordo consegue fornecer informações mais precisas. Ao saber o peso exato do carro, a unidade de controle central calcula com mais exatidão a autonomia restante até a próxima recarga.
O Cyber Car também informa ao motorista (por meio de aplicativo) sobre outras variáveis como temperatura, pressão e profundidade da banda de rodagem. Alertas sobre desgaste e a necessidade de rodízio facilitam a manutenção periódica.
O sistema criado pela Pirelli pode ainda permitir pela comunicação em nuvem o acesso a serviços personalizados, como assistência viária. A nova tecnologia foi desenvolvida a partir de outras duas já fornecidas pela Pirelli, Cyber Fleet (sistema para frotistas) e Connesso (aplicativo para quem dirige no dia a dia).
Veja como o Cyber Car interage com o carro:
Com o Cyber Car, dados como pressão, carga e profundidade dos sulcos são passados do sensor do pneu (ao centro) para o carro e podem interferir no ABS e controles de tração e estabilidade. Também geram informações em um aplicativo para smartphones. A comunicação em nuvem permite o acesso a serviços como assistência viária.
Fonte: Automotive Business