A Pirelli apresenta o novo SCORPION MX32 MID SOFT, o pneu de motocross sucessor do produto de maior sucesso da Pirelli nos últimos anos no Campeonato Mundial de Motocross da FIM, uma modalidade na qual a marca conquistou 82 títulos mundiais desde 1980.
O SCORPION MX32 MID SOFT faz parte da família SCORPION, a linha da Pirelli que reúne todos os pneus que têm desempenho off-road variável. Mais especificamente, o SCORPION MX32 MID SOFT faz parte da linha SCORPION MX, que identifica os produtos destinados ao uso puramente off-road, incluindo motocross e supercross. Entre eles, o SCORPION MX32 MID SOFT é a solução desenvolvida pela Pirelli para enfrentar terrenos com solo macio até superfícies mais compactas.

O novo SCORPION MX32 MID SOFT fez sua estreia nas pistas da Itália -International of Italy Motocross. A prova que terminou no último final de semana em Montevarchi, levando ao sucesso Tim Gajser na MX1 e Andrea Adamo na MX2, monopolizando os pódios e a classificação final em ambas as classes. Ele também será utilizado no Campeonato Mundial de 2025, equipando as motos de alguns dos principais pilotos desse campeonato. Além disso, como todos os pneus de corrida da Pirelli, ele estará disponível para compra por todos os praticantes desta modalidade, permitindo que eles utilizem os mesmos pneus usados pelos campeões de motocross.
A nova geração do SCORPION MX32 MID SOFT marca uma evolução significativa de um produto vencedor de corridas que há muito tempo é referência no motocross. O novo SCORPION MX32 MID SOFT é o resultado de décadas de experiência da Pirelli nas pistas do Campeonato Mundial de Motocross e dos inúmeros sucessos e títulos mundiais conquistados com pilotos do calibre de Stefan Everts, Antonio Cairoli, André Malherbe, Eric Geboers, Jöel Smets, David Thorpe, Jeffrey Herlings, Romain Febvre, Tim Gajser e Jorge Prado, para citar apenas alguns.
O novo pneu é ainda mais refinado por meio da última geração de inovações tecnológicas e estruturais que elevam ainda mais o nível de desempenho, oferecendo aderência, durabilidade e manuseio de primeira classe em diferentes condições. Essa renovação traz melhorias não apenas nos aspectos técnicos, como o padrão avançado da banda de rodagem otimizado para oferecer maior tração e mais precisão, mas também no design do produto, com detalhes premium que destacam o compromisso da Pirelli em termos de estilo. O resultado é um pneu que continua com sucesso o legado de seu icônico antecessor.
Justamente por conta desse reconhecimento indiscutível, a Pirelli decidiu manter a nomenclatura SCORPION MX32 MID SOFT para o novo produto, mas melhorou seu desempenho geral, atuando no padrão da banda de rodagem, nos compostos, nas estruturas e na aparência estética.

Em comparação com seu antecessor, as melhorias e os benefícios do novo produto para o motociclista são significativos:
· Comportamento de frenagem aprimorado graças ao design inovador da banda de rodagem do pneu dianteiro. Os cravos na parte central têm novo formato e disposição que melhoram a capacidade de amortecimento e a estabilidade graças à melhor penetração no solo e, consequentemente, a aderência, permitindo mais controle e eficácia na frenagem.
· Curvas mais fáceis graças aos dois cravos centrais na dianteira que melhoram a estabilidade e o controle nas curvas, oferecendo um manuseio mais suave e possibilitando curvas mais rápidas.
· Maior tração no holeshot e fora das curvas: O formato dos cravos laterais do pneu traseiro melhora a rigidez de torção para trajetórias precisas, enquanto a disposição lateral dos cravos aumenta a tração nas curvas. A interação entre os cravos centrais e laterais melhora a tração durante a aceleração e o impulso lateral nas curvas. O padrão inovador da banda de rodagem do pneu dianteiro maximiza a tração e a aderência lateral graças à seção entre os dois blocos centrais.
· A versatilidade em terrenos macios-duros aumentou graças ao novo composto da banda de rodagem, que melhora a regularidade do desgaste, e ao formato e disposição dos cravos que aumentam a resistência aos cortes, oferecendo desempenho e durabilidade constantes em diferentes condições.
O desenvolvimento do novo SCORPION MX32 MID SOFT também incluiu novos materiais e compostos. Tanto a área da banda de rodagem quanto os compostos da parede lateral foram aprimorados. A banda de rodagem completamente redesenhada incorpora um composto projetado para oferecer alta aderência, durabilidade e tração em condições difíceis. As paredes laterais dianteiras apresentam um composto atualizado, projetado para oferecer maior flexibilidade e resistência, contribuindo para um melhor desempenho. Ao aproveitar esses materiais avançados, o novo pneu atende às rigorosas exigências do motocross moderno.
Os avanços mais recentes da Pirelli no design dos pneus também trouxeram inovações para as estruturas, melhorando o desempenho, a durabilidade e a confiança do piloto. Essas melhorias redefinem a forma como os pneus respondem às demandas do motocross, oferecendo suporte aprimorado, deformação reduzida e adaptabilidade superior a terrenos difíceis.
Por fim, grande atenção também foi dada ao design desse pneu, demonstrando o compromisso da marca Pirelli em fornecer produtos premium e de alta qualidade também em um nível estético.
O novo SCORPION MX32 MID SOFT apresenta detalhes refinados que reforçam seu posicionamento superior, como as paredes laterais com letras de acabamento de alto contraste para melhor legibilidade e reconhecimento e para uma aparência mais elegante. Também nas laterais está o icônico selo da Pirelli em amarelo aplicado durante a produção, que permite que o produto seja identificado rapidamente nas pistas de corrida, e o logotipo SCORPION, que simboliza a identidade e a herança da família de produtos à qual o novo SCORPION MX32 MID SOFT pertence.
O novo SCORPION MX32 MID SOFT está disponível nas medidas 80/100 – 21 M/C 51M MST dianteiras e em quatro medidas traseiras: 100/90 – 19 NHS 57M, 110/90 – 19 NHS 62M, 120/80 – 19 NHS 63M e 120/90 – 19 NHS 66M.

A FAMÍLIA SCORPION
SCORPION identifica a linha de pneus para carros, motocicletas e ciclismo da Pirelli para aplicações On/Off e Off-road. Desde 2006, com o primeiro pneu SCORPION para motocicletas, a Pirelli já vendeu mais de 6 milhões de unidades SCORPION para motocicletas. Hoje, a linha SCORPION inclui um portfólio completo, que vai desde o Enduro Street (SCORPION Trail III) até o Enduro ON/OFF (SCORPION RALLY STR), passando por pneus destinados a motocross, supercross e cross-country para uma ampla variedade de classes, incluindo minicross.
Quanto à linha de pneus SCORPION MX para aplicações de motocross e supercross, a oferta da Pirelli consiste em:
· SCORPION MX SOFT: disponível apenas em medidas traseiras, mesmo nas medidas de minicross, é o pneu ideal para as corridas mais exigentes em areia e lama ou terreno argiloso, em combinação com o SCORPION MX32 MID SOFT dianteiro.
· SCORPION MX32 MID SOFT: disponível em medidas dianteiras e traseiras, foi projetado para pilotos profissionais e amadores que precisam lidar com terrenos médios-macios, desde lama até superfícies gramadas e terra. A versão anterior também está disponível nas versões STADIUM (para supercross) e minicross para atletas mais jovens.
· SCORPION MX32 MID HARD: disponível em medidas dianteiras e traseiras, é a solução ideal para enfrentar terrenos médios a duros, desde as superfícies de terra mais compactas até aquelas com cascalho. Também está disponível nas versões STADIUM (para supercross).
· SCORPION MX EXTRA X: ideal para treinamento graças à sua versatilidade, que o torna adequado tanto para terrenos médios-macios quanto para terrenos médios-duros. Um excelente compromisso entre desempenho e durabilidade.