Por Vitor Matsubara
Após realizar vários lançamentos em 2022, a Peugeot vive dias mais calmos neste ano. Mas isso não significa que a empresa passará 2023 em branco. Segundo fontes ligadas à marca, a fabricante prepara o lançamento do 208 com motor 1.0 turbo. A estreia deve acontecer em agosto.
Caso você esteja se perguntando, trata-se do mesmo coração dos Fiat Pulse e Fastback. Com 130 cv quando abastecido com etanol e 125 cv se movido a gasolina, o conjunto entrega 20,4 kgfm de torque máximo com qualquer um dos combustíveis. A transmissão será do tipo CVT simulando sete marchas.
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A motorização aposentará o veterano 1.6 16V EC5, que é uma evolução do antigo 1.6 das gerações anteriores de 208 e C3. A novidade deve ser oferecida em quase toda a linha do hatch compacto, com exceção das configurações de entrada Like e Style, que hoje são vendidas com o motor 1.0 Firefly, de até 75 cv.
Cara nova só em 2024

Ao contrário do que alguns veículos de imprensa afirmaram, ainda não será desta vez que o 208 vai estrear o novo visual europeu.
Apresentado oficialmente nesta semana, o hatch perdeu os prolongamentos nos faróis, mas ganhou outra identidade visual com três barras horizontais inspiradas nas garras de um leão. A grade frontal foi redesenhada e ostenta o novo logotipo da Peugeot no centro.
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A traseira também foi renovada e as lanternas seguem a mesma lógica da dianteira, com barras horizontais no lugar dos antigos refletores verticais. Já a cabine teve apenas mudanças pontuais. Por aqui, o novo desenho do 208 deve ser lançado apenas em 2024.

Além disso, o hatch não será vendido com a motorização 1.3 turbo, também de origem Fiat, que entrega até 185 cv. Além de criar uma indesejada concorrência interna com o Pulse Abarth (que favoreceria até o 208, uma vez que ele poderia custar menos), a adoção deste motor no compacto implicaria em mudanças no projeto (e, consequentemente, mais custos) para encaixar o novo propulsor no cofre do 208.
Fonte: Automotive Business