Pesquisa Vies revela desempenhos das lojas de autopeças nos meses de maio de 2021, 2022 e 2023


Os gráficos revelam que em relação ao ano passado, apenas a variação nos índices de vendas teve piora. Os demais indicadores foram favoráveis, sempre considerando a penas os índices absolutos
Pesquisa Vies revela desempenhos das lojas de autopeças nos meses de maio de 2021, 2022 e 2023

A nova edição da pesquisa VIES – Variação nos Índices e Estatísticas, produzida a partir dos dados apurados pelos estudos semanais MAPA – Movimento das Atividades em Peças e Acessórios e ONDA – Oscilações nos Níveis de Abastecimento e Preços realizados pelo After.Lab, a empresa de inteligência de mercado com foco no Aftermarket Automotivo, traz o comparativo do desempenho das lojas de autopeças entre os meses de maio dos anos de 2021, 2022 e 2023. Os gráficos revelam que em relação ao ano passado, apenas a variação nos índices de vendas teve piora. Os demais indicadores foram favoráveis, sempre considerando a penas os índices absolutos.

Na pesquisa MAPA, os gráficos abaixo mostram que a média nacional das vendas continuou negativa no mês: -1,71%. Na comparação com maio de 2022 houve melhora, pois ano passado a queda registrada havia sido de -1,65%. A reposição dos estoques seguiu as vendas quase na mesma proporção: -1,87%. Apesar do resultado negativo, ainda houve ganho na comparação com as compras registradas em 2022: -2,69%. No que se refere aos dados apurados pela pesquisa ONDA, o abastecimento do varejo manteve a longa trajetória de queda em maio de 2023: -5,15%. Apesar do resultado negativo, ainda houve ganho na comparação com a variação dores do estudo VIES de maio, houve ganhos na comparação com 2022, quando o a percepção de alta entre os varejistas de autopeças de todo o Brasil ficou na média de 5,12%. Acompanhe nos gráficos também os resultados regionais das vendas, compras, abastecimento e preços e compare o desempenho das lojas de autopeças em 2021, 2022 e 2023 nos meses de maio. E, semanalmente nas plataformas digitais do Novo Varejo Automotivo, todos os resultados atualizados das pesquisas MAPA e ONDA registrada ano passado, que apresentou quebra de -13,9%. Finalmente, o histórico de alta nos preços foi mantido, com expansão média de 3,8%. Assim como quase todos os indicadores do estudo VIES de maio, houve ganhos na comparação com 2022, quando o a percepção de alta entre os varejistas de autopeças de todo o Brasil ficou na média de 5,12%. Acompanhe nos gráficos também os resultados regionais das vendas, compras, abastecimento e preços e compare o desempenho das lojas de autopeças em 2021, 2022 e 2023 nos meses de maio. E, semanalmente nas plataformas digitais do Novo Varejo Automotivo, todos os resultados atualizados das pesquisas MAPA e ONDA.

MAPA

NACIONAL

REGIONAL

ONDA

NACIONAL

REGIONAL

Fonte: Novovarejo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO