Com o objetivo de compreender a percepção do consumidor sobre o cenário atual do mercado automotivo nacional e as tendências de compra e comportamento, a OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos no país, realizou a pesquisa “O consumidor e o mercado automotivo”,por meio do Data OLX Autos, seu braço de análises do segmento. O estudo revelou que 83% dos entrevistados possuem a intenção de adquirir um automóvel nos próximos 12 meses.
Entre aqueles que buscam comprar um veículo para uso próprio, a preferência é majoritariamente por carros (73%), seguidos pelas caminhonetes e picapes (20%). Quando considerado a análise em cada tipo de veículo, as mulheres se destacam na busca por carros (86%), enquanto os homens têm maior interesse nas caminhonetes (21%). Para aqueles que não tem automóvel, as principais razões estão relacionadas ao trabalho (17%), necessidade de locomoção (14%) e uso familiar (10%). Entrevistados que já possuem automóvel, mas buscam outro estão principalmente impulsionados pelo trabalho (28%), locomoção (20%) e mobilidade (14%).
“Nesta pesquisa, vislumbramos uma clara tendência do consumidor no mercado automotivo: as pessoas querem comprar carros, sendo que a maioria prefere seminovos e usados. Compreender a percepção do público nos mostra que suas motivações para buscar a aquisição de um veículo estão ancoradas no trabalho, na necessidade e na mobilidade. Também observamos que a busca pelo automóvel ideal e pelo modelo preferido ocorre majoritariamente no formato online pela facilidade e rapidez”, analisa Flávio Passos, VP de Autos & Comercial da OLX Brasil.
Tipo de carro mais procurado
A preferência do consumidor é predominantemente representada pelos sedãs (28%) e hatches (27%). Para os entrevistados interessados em veículos do tipo hatch, as razões para a aquisição de carros com essa carroceria varia, sendo tamanho compacto (23%) e gosto pessoal (21%) os mais mencionados. Para quem prefere modelos com carroceria sedã, os principais motivos estão relacionados ao espaço interno do veículo (28%), capacidade do porta-malas (20%) e gosto pessoal (19%).
Já a escolha por automóveis seminovos e usados é majoritária entre os respondentes (61%), especialmente entre aqueles que ainda não possuem um veículo. Três quartos dos entrevistados que buscam por seminovos e usados não consideram a ideia de comprar um veículo novo. Aqueles que chegaram a considerar essa opção desistiram principalmente devido ao aumento dos preços dos novos (56%).
O valor acessível é o principal motivo para os interessados em seminovos ou usados escolherem esse tipo de automóvel. O motivo é indicado principalmente pelo público das gerações mais jovens (Z – 81% e Y – 74%). A menor desvalorização do veículo aparece na segunda posição, entre as menções do público em geral. Neste item, entrevistados com renda acima de 10 salários mínimos destacam-se dos demais (53%).
Motivos para a escolha de usados e seminovos
Entre as características importantes atrelados ao veículo, o consumo de combustível e recursos de bem estar são mais relevantes, assim como o custo de manutenção e o preço do veículo, além de outros aspectos financeiros atrelados ao automóvel. O histórico veicular, como roubos, sinistros/batidas, quilometragem, pendências jurídicas, também são de alta relevância na decisão de compra.
Onde pretende comprar
Quase 70% dos entrevistados com intenção de comprar o automóvel ideal preferem realizar a busca e escolher o modelo de forma online (51%). Em ambos, destacam-se principalmente as indicações de entrevistados com maiores rendimentos, acima de seis salários mínimos.
A negociação de valores no formato presencial tende a ser mais comum entre as gerações X (70%) e Baby Boomer (74%). Ainda no formato presencial, a assinatura de contrato é mencionada principalmente por entrevistados com renda familiar abaixo de seis salários mínimos.
Posse de automóvel
O automóvel mais citado pelo público como de sua posse é o carro. 82% dos entrevistados abordados o possuem para uso próprio, enquanto 15% pretendem adquirir um. Somente 3% não possuem e não pretendem adquirir.
Destino do automóvel que possui
Para cerca de um terço do público que já possui automóvel, a intenção é vendê-lo. 28% gostariam de trocá-lo, enquanto cerca de 8% pretendem manter o que já tem. Cerca de 30% dos entrevistados não decidiram o que irão fazer com o que já possuem.
Forma de pagamento pretendida
Dentre as formas de pagamento para a compra, a preferência por pagamento 100% à vista corresponde à indicação de cerca de 4 em cada 10 entrevistados. O público masculino tende a indicar em maior proporção esse formato (38%), na comparação com o feminino (32%). Entre as gerações, é menos comum a indicação da geração Baby Boomer para a possibilidade de entrada + financiamento (11%). Nesta geração, a possibilidade de pagamento total à vista destaca-se com 47% das indicações.
Manutenção e revisão dos veículos
Cerca da metade do público com intenção de comprar um automóvel informa que solicita plano ao fazer manutenção ou revisão. Entre quem não solicita, destaca-se a geração Z (64%) em relação às demais. 6 em cada 10 entrevistados indicaram que realizam ou realizarão a revisão do veículo que pretendem comprar em oficinas mecânicas próximas da residência. Neste item, destaca-se principalmente os residentes do Sudeste (67%).
Entre aqueles que preferem concessionárias, destacam-se as menções do público com renda superior a 10 salários mínimos (29%) em relação aos outros públicos com rendimentos diferentes.
Motor e freios são os aspectos mais mencionados na revisão dos automóveis. Correia dentada e pneus são indicados por cerca de 3 em cada 4 entrevistados. Filtros e radiadores são mencionados por 7 em cada 10 participantes. Sistema de transmissão e sistema elétrico é indicado por mais de 60% do público.
Consumidor acha os automóveis caros, mas está otimista
A pesquisa aponta que a percepção geral dos entrevistados em relação ao preço dos automóveis nos últimos 12 meses é de que houve um aumento nos valores (86%). No entanto, a ideia de que esses aumentos foram significativos é menor entre o público com renda superior a 10 salários mínimos (59%), sendo mais expressiva entre moradores das capitais (74%) e respondentes que estão buscando novos (79%).
Quando questionados sobre suas expectativas para os próximos 12 meses, a perspectiva do consumidor é um pouco mais otimista, com cerca de 70% indicando que os preços dos automóveis devem diminuir ou permanecer estáveis.
Impacto da medida provisória no setor automotivo
Em relação à medida provisória do governo federal, que pretende estimular a economia por meio da redução de impostos em até 10,96% sobre o valor de mercado dos veículos, apenas 12% dos entrevistados afirmaram que a decisão de compra foi influenciada pelos descontos anunciados pelo governo.
Perfil do público
A pesquisa revelou que o público entrevistado é majoritariamente masculino, com destaque para a geração X, apresentando uma média de idade de 44 anos. A maioria dos participantes possui um rendimento familiar acima de quatro salários mínimos, com uma mediana de renda familiar mensal de R$ 5.496,44. Além disso, metade dos entrevistados reside na região Sudeste, sendo a maioria fora da capital em seus respectivos estados.
Metodologia de pesquisa
A pesquisa foi realizada em junho de 2023, entrevistando mais de 3 mil pessoas, de diversas regiões do país, que acessaram a plataforma da OLX.
- Técnica: pesquisa quantitativa, online e com aplicação de questionário estruturado;
- Público-alvo: usuários que acessaram o portal OLX;
- Período: a coleta ocorreu entre os dias 7 e 19 de Junho/2023;
- Amostra: foram realizadas 3.052 entrevistas. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 p.p;
- Abrangência: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Recomendações importantes ao negociar um veículo online
- Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;
- Tire todas as dúvidas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;
- Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
- Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
- Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
- Se está comprando, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
- Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório;
- Se a proposta for de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento;
- Só entregue o veículo depois que o pagamento for confirmado.
Sobre o Grupo OLX
No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como missão capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Por meio da plataforma OLX, a empresa é referência na compra e venda de carros e bens de consumo por todo território nacional. Com a aquisição do Grupo ZAP em 2020, a companhia assumiu a liderança do segmento imobiliário com os portais ZAP, Viva Real e OLX Imóveis.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.
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