Pequenos negócios geraram oito em cada dez empregos em abril


Levantamento produzido pelo Sebrae mostra que, no quarto mês do ano, as micro e pequenas empresas contabilizaram um saldo de 166,8 mil novos postos de trabalho
Pequenos negócios geraram oito em cada dez empregos em abril

Os pequenos negócios foram responsáveis por mais de 84% do saldo de empregos gerados em abril, segundo levantamento feito pelo Sebrae com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No quarto mês do ano, as micro e pequenas empresas contabilizaram um saldo positivo de 166,8 mil novos postos de trabalho. Ao todo, foram 1.854.557 admissões e 1.657.591 desligamentos

No acumulado de 2022, o Brasil já soma 770.593 vagas abertas, sendo que os empreendimentos de micro e pequeno porte responderam por uma grande fatia desse montante, com 585.560 novas contratações, ou seja, quase 80% do total. A porcentagem é equivalente à registrada no mesmo período de 2021.

“Os dados mostram que as micro e pequenas empresas continuam sendo as grandes geradoras de emprego no Brasil. São empreendedores resilientes que venceram a pandemia e continuam movendo a economia nacional. É fundamental continuar apoiando esses empresários com políticas de crédito e com a possibilidade de renegociação de dívidas, tanto de empréstimos, quanto de impostos e fornecedores”, enfatiza o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

Em abril, o setor que mais contratou foi o de Serviços, com saldo de 93.404 postos de trabalho. Os segmentos de Comércio e Construção ficaram praticamente empatados na segunda e terceira posição, com 28.420 e 25.267 empregos gerados, respectivamente.

Fonte: Sebrae

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO