Paris estabelece limite de velocidade de 30 km/h para carros

Paris estabelece limite de velocidade de 30 km/h para carros
Políticas públicas em Paris estão estimulando cada vez mais o uso de bicicletas e cada vez menos o uso de carros / Foto: Jean-Louis Zimmermann (CC BY 2.0)

Objetivo é incentivar as pessoas a usarem outros modais; bicicletas são maior aposta

A cidade de Paris estabeleceu um limite de velocidade de 30 km/h para carros nesta semana. Esse limite já valia para cerca de 60% da capital francesa, mas agora passa a vigorar em todo o território do município. Outras cidades do país que já utilizam esse limite são Strasbourg, Bordeaux e Toulouse.

“Não é uma medida anticarro”, afirmou o vice-prefeito David Belliard em entrevista a uma rádio. A cidade quer estimular o uso de outros modais de transporte, como ônibus, metrô, bicicleta e caminhada. “Queremos limitar (os veículos) a viagens essenciais”, disse ele.

Antes da pandemia, a prefeita Anne Hidalgo havia revelado um ambicioso plano de que, até 2024, todas as vias de Paris estariam aptas a serem usadas com bicicletas. Com a chegada da Covid-19, entretanto, houve medo de que a adoção de carros fosse aumentar, já que as pessoas consideram esse um meio de transporte menos sujeito a infecções. Isso fez com que Hidalgo acelerasse seus planos e criasse novos 50 km de ciclovias e ciclofaixas durante a pandemia (as “coronapistes”). A prefeita já anunciou que todas as vias anunciadas originalmente como provisórias devem ser mantidas.

Desde 2015, Paris já investiu mais de 150 milhões de euros para se tornar a capital mundial do ciclismo. O objetivo é atingir uma malha cicloviária de 14 mil km e ter 10 mil pontos de estacionamento para bikes. Também faz parte da estratégia remover 72% das vagas para carros em ruas da cidade.

De acordo com o site France Today, o número de ciclistas na França subiu 70% entre 2020 e 2021.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO