O mercado de lubrificantes para o setor automobilístico


Desde durabilidade até o uso de elementos que não agridem a saúde, os lubrificantes precisam se adequar a todos os componentes do veículo
O mercado de lubrificantes para o setor automobilístico

A indústria automobilística é um dos setores mais fortes de fábricas e responsável por despontar várias tecnologias importantes utilizadas no ramo industrial. Por isso, muitos ramos prestam atenção ao movimento feito no mercado de automóveis.

A produção de um veículo passa por decisões inteligentes e estudadas para garantir maior eficiência e entregar segurança aos usuários. Desde a lataria, dispositivos de seguranças e testes de funcionamento, cada detalhe faz parte de uma engrenagem complexa de qualidade.

Uma delas é a utilização de lubrificantes especiais desenvolvidos cuidadosamente por marcas como Kluber e Rocol para diferentes componentes do veículo. Na carroceria e parte externa é preciso desenvolver um produto que consiga resistir ao sal, água e poeira por muitos anos, além de se adaptar às diferentes temperaturas e manter mecanismos como vidros elétricos e tetos solares funcionando durante toda sua vida útil.   

Quando pensamos no interior do veículo, é preciso oferecer lubrificantes que consigam reduzir os ruídos e manter o design planejado pelos engenheiros, atendendo reguladores, botões e maçanetas, tudo isso sem fazer mal à saúde, ser inodoro e não embaçar os vidros. “As soluções são projetadas de acordo com requisitos muito rigorosos e precisam respeitar o atrito e movimento feito pelos componentes ao serem usados”, explica Luiz Maldonado, CEO da Lubvap, distribuidora de soluções de lubrificação.

Os freios, direção e motor são outra preocupação. Com exigências ainda mais específicas, esses sistemas precisam passar segurança ao usuário, com produtos que aguentem as altas temperaturas e não sofram modificação ao entrar em contato com outros produtos que se acumulam nos sistemas. “Lubrificar os motores e engrenagens é sempre um desafio. Essas partes estão sujeitas a uma grande variedade de requisitos e precisam superar desafios para que funcionem corretamente”, finaliza Luiz.

O faturamento da indústria automobilística é de aproximadamente US$ 2,5 trilhões por ano, segundo a Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores (OICA), e no Brasil esse número ultrapassou os U$ 61 bilhões em 2018 (ANFAVEA).  Ainda de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, nos seis primeiros meses de 2021, 1.074 mil unidades foram licenciadas no país, 32,8% a mais que no mesmo período de 2020, porém, 17,9% a menos que no primeiro semestre de 2019.

Sobre a Lubvap

A Lubvap (www.Lubvap.com.br), empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções de lubrificação, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, atua em todo o Brasil, com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza industrial e (solventes e desengraxantes).

Informações
Oficina da Comunicação Integrada
Fran Oliveira (11) 99210-8191
+55 (11) 2775-0833
www.oficina.inf.br
facebook/oficinadacomunicacao
@oficinadacom

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO