Novo recurso tecnológico estima desgaste de pneus


Sumitomo Rubber desenvolve novo recurso tecnológico para estimar desgaste de pneus utilizando a tecnologia de geração de energia interna nos pneus
Novo recurso tecnológico estima desgaste de pneus
Coletores energia interna Dunlop

A Sumitomo Rubber Industries vem trabalhando em conjunto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, no Japão, no desenvolvimento de um dispositivo inovador de geração de energia (coletor de energia) que aproveita a rotação do pneu para gerar eletricidade, podendo ser utilizado para fornecimento de energia para sensores periféricos instalados dentro e ao redor dos pneus, sem depender de baterias. Através desses coletores de energia e das técnicas desenvolvidas nesse projeto, é possível agora medir principalmente o desgaste dos pneus, além de seu footprint, ou seja, a pegada da banda de rodagem do pneu no solo, sinalizando o momento ideal da troca de pneus.

Este último avanço torna possível calcular o desenho do footprint, que é a “pegada no solo” do pneu, suas medidas e o ciclo de rotação através de ondas de tensão geradas pelo dispositivo, obtidas de cada coletor de energia à medida que os pneus giram em contato com o solo. Além de abrir as portas para várias aplicações para serviços e soluções de pneus, essas novas tecnologias também fornecerão um maior know-how para o desenvolvimento de novos pneus no futuro.

Seguindo em direção a política de sustentabilidade de longo prazo que a empresa estabeleceu em agosto de 2021, o Grupo Sumitomo Rubber está ativamente engajado em iniciativas para resolver questões urgentes relacionadas ao meio ambiente, harmonia social e governança. A fim de responder habilmente aos avanços da sociedade relacionados ao futuro dos veículos e mobilidade, o Grupo continuará trabalhando e contribuindo para a realização de um futuro mais próspero, fornecendo novos serviços, soluções e tecnologias para maior segurança e bem-estar com menor impacto ambiental.  

A coleta de energia refere-se a tecnologias que capturam, armazenam e aproveitam a energia do ambiente, que é um termo genérico para luz, vibração, calor e outras formas de energia que estão presentes em quantidades minúsculas ao nosso redor. Essa energia ambiente geralmente vai para o lixo se não for colhida.

Sobre a Dunlop

A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2020, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões. Visite e acompanhe nas redes sociais:

Dunlop Brasil: www.dunloppneus.com.brfacebook.com/dunlopbrasilinstagram.com/dunloppneusbrasil/

Falken Brasil: www.falkenpneus.com/instagram.com/falkenbrasil/

Informações à imprensa
LVBA Comunicação
Elisandra Escudero
(11) 9 8558-0117
elisandra.escudero@lvba.com.br
Rogério Santana
(11) 9 6607-7451
rogerio.santana@lvba.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO