Novo comando no Sincopeças-PR reúne novas gerações e veteranos

… e a primeira mulher eleita na presidência da entidade, Gisele Zanon (Por Karin Fuchs|)
Novo comando no Sincopeças-PR reúne novas gerações e veteranos
Da esquerda para a direita: Sérgio Estelai (vice-presidente), Gisele Zanon (presidente), Evandro Maldonado (1º secretário e ex-presidente) e Sr. Ari Bittencourt (vice-presidente da Fecomércio/PR)

Pela primeira vez, o Sincopeças Paraná terá uma mulher no comando para a gestão 2022-2026. Gisele Mari Junqueira Santos Zanon é filha do ex-presidente da entidade, Ari dos Santos (in memorian). Em 2017, aos 31 anos de idade, ela assumiu a empresa da família, a DPS Atacado de Autopeças, e desde então passou a integrar o Sincopeças Paraná. “Comecei a acompanhar os trabalhos do Sincopeças e a participar também da diretoria. Um cenário muito novo com muito para aprender”, recorda-se.

Sucedendo a Evandro Maldonado, que na nova gestão está no cargo de 1º Secretário, Gisele diz que o objetivo principal é manter o Estado do Paraná competitivo no âmbito tributário do mercado de reposição de autopeças. “As gestões anteriores já estavam trabalhando bastante a respeito da Substituição Tributária. O nosso Estado vizinho, Santa Catarina, deixou de tê-la para vários produtos de autopeças em abril de 2020, o que vem dificultando bastante a nossa competitividade no mercado, assim como outros Estados têm outros benefícios fiscais. O principal objetivo da nova gestão é conseguir que o nosso Estado se mantenha competitivo”, afirma.

Benefícios aos associados

Também faz parte da nova diretoria agregar conhecimento e informações para os seus associados. “Toda essa mudança da parte das contribuições sindicais faz com que os sindicatos e os Sincopeças, como sindicato patronal, busquem benefícios para os seus associados para aumentar a base de associados de forma relevante para o setor”.

E a cada dia um novo aprendizado. “Participando, nós aprendemos muito mais, como nas negociações de convenções coletivas para que possamos adequá-las à realidade do mercado, pois várias convenções foram em um momento em que não existia um mercado online 24 horas por dia. São vários os desafios e eu ainda sou nova dentro do Sincopeças nesse trabalho”.

Diretoria

A nova diretoria é composta por novos membros e por veteranos. “O Sincopeças Paraná sempre teve uma presença maior dos distribuidores e os varejistas estão participando cada vez mais. Eu convidei o Sérgio Estelai, que é do ramo de varejo, para ser o vice-presidente. A nova diretoria tem renovação e a presença maior de mulheres, o que foi um movimento natural e nada direcionado, isso aconteceu”.E a troca de conhecimento com os antecessores. “O nosso ex-presidente, o Evandro, é o 1º secretário, e continua sendo a base do Sincopeças diretores que já estavam em gestões anteriores. Temos muito a aprender com o que eles viveram e as experiências que tiveram. Mas tem uma renovação considerável na nova diretoria e também de segundas gerações. Eu sou a segunda geração e acho que em tudo se deve respeitar a história que foi construída, mas é preciso atualizá-la, senão a gente para e perde a relevância. Eu tive o apoio de toda a diretoria, pois o mesmo objetivo é de todos”.

Fonte: Balcão Automotivo

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO