Levantamento da HiPartners com a SBVC aponta que o movimento nas lojas de rua cresceu 8% na comparação com novembro de 2023. Nas de shopping, o aumento foi de 1%
Novembro foi um mês positivo para o comércio, segundo relatório divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Os dados mostram um consumidor mais ativo, o que resultou em uma alta tanto no fluxo de visitantes como no faturamento.
Segundo o Índice de Performance do Varejo (IPV), as lojas de rua registraram alta de 8% no número de visitantes no mês passado, enquanto as de shopping tiveram aumento de 1% na comparação com novembro de 2023.
Com relação ao faturamento, houve alta de 12% nos shoppings, com crescimento de 6,5% no ticket médio, e de 6% nas lojas de rua, com ticket médio variando positivamente 4,4%, também na comparação interanual.
Considerando estabelecimentos de rua e de shopping, o levantamento aponta que em novembro o maior fluxo de visitação foi medido nas lojas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. O aumento foi de 36% na comparação com igual mês do ano passado. O faturamento desse segmento aumentou 7% neste confronto.
A maior alta no faturamento foi registrada nas lojas de tecidos, vestuários e calçados, que tiveram crescimento de 12%, com aumento de 9% no fluxo de visitantes.
BLACK FRIDAY
Segundo o IPV, na sexta-feira, 29 de novembro, dia da Black Friday, as lojas de shoppings receberam 17% mais visitantes na comparação com igual período de 2023. Nas lojas de rua, a alta foi de 15%.
Mas o maior movimento na sexta-feira não resultou em aumento no faturamento, que caiu 1% na comparação interanual, considerando a média das lojas físicas e de shoppings, embora o volume de vendas tenha crescido 5%.
SOBRE O IPV
O IPV é auferido pela HiPartners a partir dos dados fornecidos por suas investidas: FX Data Intelligence e F360. Os dados são chancelados pela SBVC e pela 4Intelligence.
Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Paulo Pampolin/DC (https://dcomercio.com.br/publicacao/s/novembro-foi-bom-para-o-varejo-em-fluxo-de-clientes-e-faturamento)