Nova tecnologia de comunicação entre veículos e tudo ao redor vai revolucionar o mercado

Se o governo não criar um regulamento para isso o proprietário da informação será a montadora, e isso será um risco para o aftermarket
Nova tecnologia de comunicação entre veículos e tudo ao redor vai revolucionar o mercado

Durante o Seminário da Reposição Automotiva, Gerson Prado, presidente da Nexus Automotive International, de Genebra, Suíça, abordou o protocolo C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything), tecnologia que conecta o veículo a tudo. “Esse protocolo, que as montadoras já estão adotando, muda tudo. Ele junta a comunicação do carro com o pedestre, a comunicação do carro com a infraestrutura, enfim, vai fazer com que tudo o que o carro produz de informação vá para a infraestrutura. O automóvel produzindo informações e mandando para a infraestrutura num big data nas nuvens. Qual é a fonte primária que está organizada para isso? A montadora tem o sistema pra isso. Nós ainda não temos. Olha o risco que a gente está correndo. Mas ele pode mandar também para a oficina, para a loja de autopeças e o fabricante. Então imagina: o carro dá um alerta para a troca de bateria; ele informa a nuvem, que informa a oficina, que marca a data da troca pela agenda do Google, informa a loja de autopeças que vai precisar do componente, que já avisa o fabricante. Assim você cria toda uma cadeia de valor. Isso vai acontecer”.

Em suas conclusões finais, Gerson Prado destacou que a telemática será um grande problema para as marcas no aftermarket. “A partir do momento em que o carro manda um sinal para a nuvem, essa nuvem decide o que será vendido e o dono do carro da um OK, como ficam as marcas? Ele não escolheu marca, ele acredita no sistema que decidiu por ele. Ele encurta a cadeia de distribuição. E, um problema seríssimo: nós não temos regulamentação governamental. Se o governo não criar um regulamento para isso o proprietário da informação será a montadora. Olha o risco que o aftermarket corre”, finalizou Gerson Prado, presidente da Nexus Automotive International.

Fonte: Novo Varejo

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO