Hoje, durante um evento no Japão, a Nissan revelou o protótipo de um rover (ou “astromóvel”) lunar que terá uma tecnologia de tração nas quatro rodas similar à aplicada nos futuros modelos Ariya da montadora.
O Ariya, que acabou de entrar em pré-venda nos EUA, deve chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2022. Está disponível em quatro modelos, sendo que o mais caro deles, o Ariya Platinum+ e-4ORCE AWD, é o que tem a tecnologia similar à do rover.
De acordo com um comunicado divulgado, a Nissan está trabalhando com a Jaxa (Agência de Exploração Espacial Japonesa) desde fevereiro de 2020. A montadora tinha a missão de fazer o robô ser capaz de atravessar o terreno acidentado da Lua sem contratempos. Para isso, aplicou sua nova tecnologia de controle e-4ORCE.
A tecnologia e-4ORCE permite um controle independente e preciso de cada uma das quatro rodas do veículo, de modo que ele possa cruzar solo arenoso e rochoso. “A Jaxa pretende utilizar os resultados da pesquisa para futura exploração espacial”, disse Ikkoh Funaki, diretor do Centro de Inovação para Exploração Espacial da Jaxa. “Estamos em parceria com universidades, empresas e institutos de pesquisa em projetos que são praticáveis e têm potencial para comercialização e inovação. Ao conduzir pesquisa com a Nissan, que tem expertise em tecnologias de eletrificação, nós esperamos aplicar nossas descobertas no desenvolvimento de rovers lunares de alta performance”, afirmou.
Quem não estiver com planos de ir para a Lua vai poder testar a e-4ORCE no Ariya Platinum+ ano que vem. O veículo traz dois motores, um em cada eixo, sendo que o torque de cada um pode ser individualmente controlado e direcionado a cada uma das rodas, permitindo mais tração na aceleração. A Nissan está prometendo que ele irá de 0 a 100 km/h em 5 segundos.
Veja o vídeo do protótipo em ação:
Fonte: Automotive Business