Com capacidade para suportar até 100 toneladas de PBTC, modelo estará disponível para aplicações 6×4 e 8×4
Por Alzira Rodrigues
Desenvolvido 100% pelo time de engenharia brasileiro, o eixo MT-17X High Efficiency (HE) estará entre as principais novidades da CDBS, Cummins Drivetrain and Braking Systems Cummins, ex Cummins Meritor, na Fenatran 2024.
Destinado ao setor de transportes rodoviários extrapesados, o novo eixo, que suporta até 100 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado, estará disponível para aplicações 6×4 e 8×4.
LEIA MAIS
→Cummins para montadoras, Meritor para o aftermaket
Segundo Mauricio Biadola, gerente sênior de Vendas da CDBS, o modelo oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga entre similares da sua categoria.
“As suas inovações proporcionam um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de melhorias na instalação e interface de suspensão veicular, o que se traduz em redução de custos de manutenção e melhor performance”, explica o executivo.
Dentre os seus diferenciais, ele cita a redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros, envolvendo eixo anterior e posterior.
O novo eixo para extrapesados da divisão CDBS da Cummins pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Cummins