Motorservice destaca importância da lubrificação após recondicionamento do motor das motos


Lubrificação é essencial para não comprometer todo o trabalho de recondicionamento do motor
Motorservice destaca importância da lubrificação após recondicionamento do motor das motos

Correia dentada danificada, superaquecimento, falta de lubrificação, problemas na injeção, entre outros fatores, podem comprometer o motor a ponto de necessitar serviço de retífica. Caso necessite de recondicionamento do motor, é importante se atentar para algumas dicas na hora da reparação.

A Motorservice, divisão do Grupo Rheinmetall que comercializa as marcas premium de componentes motor Kolbenschmidt (KS), Pierburg, assim como a BF, lembra que, quando o motor é recondicionado e todos os componentes são limpos, não há mais óleo no circuito de lubrificação. Porém, desde a primeira partida, todas as bronzinas devem ser adequadamente abastecidas com óleo o mais rapidamente possível. Para isso, as galerias de óleo do motor, o filtro de óleo e o radiador de óleo devem ser pressurizados e preenchidos com o óleo.

A ação é fundamental porque os motores com óleo pressurizado podem alcançar a pressão de óleo adequada muito mais rápido e a lubrificação suficiente nos mancais depois de poucas rotações no motor. Com o objetivo de evitar o desgaste ocasionado por lubirificação insuficiente nos regimes de partida, a Motorservice recomenda que todos os motores recebam o preenchimento com óleo pressurizado.

Para o preenchimento correto pode ser usado, por exemplo, um pressurizado de óleo com acumulador de pressão. Para isto, basta colocar o óleo especificado pelo fabricante no recipiente, fechar a válvula de alívio e atingir uma pressão de cerca de 2,5 bar com bomba manual ou dispositivo de pressurização a ar conectado. Mas, é preciso atenção, pois a pressão máxima de óleo especificada pelo fabricante não deve ser excedida para que não danifique os elementos vedadores ou componentes utilizados.

Os bujões já existentes no canal de óleo ou no ponto de conexão do pressostato de óleo são adequados como pontos de conexão para a pressurização. Se possível, é melhor usar um ponto de conexão localizado na frente do filtro de óleo. Uma vez conectado, o óleo é pressurizado sob pressão constante nas linhas de alimentação de óleo do motor.

É essencial garantir que o nível de óleo no recipiente não atinja níveis abaixo do mínimo estabelecido. Se o ar for sugado durante o enchimento e pressurizado para dentro do circuito de lubrificação, todo o processo precisará ser repetido.

A recomendação é que a pressurização do óleo no motor ocorra sem o cárter e a tampa de válvula. Assim, é possível observar quais mancais receberam a lubrificação. O óleo é bombeado ao longo do motor até alcançar os pontos de lubrificação mais distantes da bomba de óleo.

Em seguida, a pressão do pressurizador de óleo pode ser aliviada e o circuito de óleo de motor pode ser fechado. A primeira partida pode ser realizada, pois garante que haja óleo suficiente nos pontos dos mancais e que nenhum dano ocorra nos bronzinamentos.

Para acessar esta e outras dicas de manutenção basta entrar no link https://www.youtube.com/watch?v=1JTdvY8gNbE . Mais informações podem ser conferidas no site https://www.ms-motorservice.com.br/ e no suporte técnico SAKS 0800 721 7878.

Sobre a Motorservice         

O grupo Motorservice é a organização de vendas da Rheinmetall para todas as atividades de pós-venda em todo o mundo.

Este é um dos maiores fornecedores de componentes do motor para o mercado de reposição independente.

Com as marcas premium Kolbenschmidt (KS), Pierburg, bem como a marca BF, a Motorservice oferece, no comércio e na oficina, um vasto e amplo portfólio de produtos com alta qualidade aos seus clientes.

Contatos
Talita Peres
Gerente de Marketing e
Comunicação Corporativa
Tel.: +55 19 3484.1312
talita.peres@br.rheinmetall.com
Majô Gonçalves
MTB 24.475
Jornalista responsável
Verso Assessoria
Tel.: +55 11 4102-2000
versocomunicacao@uol.com.br

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