Motociclista, confira dicas para pilotar de forma segura


Muito além do capacete, os motociclistas precisam se atentar a itens cruciais para sua segurança e proteção nas vias
Motociclista, confira dicas para pilotar de forma segura

O mês de fevereiro é marcado pelo Carnaval, chuvas intensas e mais pedestres nas ruas. Em meio às movimentações, as motos enfrentam desafios extras no dia a dia. Por isso, a segurança dos motociclistas é o foco da campanha do CONTRAM (Conselho Nacional de Trânsito) deste mês, e a Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, se une ao tema e traz cinco dicas essenciais para pilotar com mais segurança.

Equipamentos de proteção

O capacete é um item obrigatório e essencial na proteção dos motociclistas, mas não é o único que deve ser levado em consideração. Além do capacete, jaquetas, calças, luvas e calçados fechados são indispensáveis para prevenir lesões em acidentes. O uso desses itens é obrigatório tanto para o piloto quanto para a garupa.

Viseira

A viseira do capacete ou óculos de proteção são essenciais para proteger os olhos de ventos, poeira, impactos e chuvas. Ela precisa estar abaixada sempre que a moto estiver em movimento, caso contrário o motociclista poderá levar uma multa.

Atenção nos pneus

Os pneus são o único ponto de contato dos veículos com o solo. Por isso, sua manutenção é essencial. Verificar regularmente a condição e a pressão dos pneus ajuda a manter a estabilidade da moto. Pneus “carecas” aumentam significativamente o risco de derrapagens, principalmente em estradas molhadas.

Cuidado com o ponto cego

O ponto cego é a área não coberta pelos espelhos retrovisores dos automóveis ou onde as colunas e outras partes do carro impedem a visão do motorista. Ao circular ao lado de veículos maiores, esteja atento ao ponto cego. Sempre sinalize suas ações e preste atenção para evitar surpresas e “fechadas”.

Direção defensiva

Adote uma postura defensiva, mantendo distância segura dos outros veículos, respeitando semáforos, reduzindo velocidade próximo a cruzamentos e sinalizando devidamente suas ações.

Credenciada aos DETRANS de todo o país como parceira oficial, com a Zapay é possível acompanhar os débitos veiculares e parcelar de forma segura e rápida o IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes no cartão de crédito. O aplicativo da Zapay está disponível para iOS e Android.

Sobre Zapay

Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com mais de 20 milhões de clientes atendidos no aplicativo e site, a Zapay é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e pelos 27 Detrans para ofertar a consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o Brasil. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem seus débitos de trânsito (IPVA, licenciamento e multas) no Pix ou no cartão de crédito em até 12X.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO