Anfavea divulgou sua primeira estimativa para o mercado do ano que vem
Por Bruno de Oliveira
A Anfavea, a associação que representa as montadoras com produção local, estima que o mercado de veículos em 2025 será de 2,802 milhões de unidades, 5,6% maior do que 2024. Isso, considerado que o neste ano serão vendidos 2,6 milhões.
A entidade projetou, ainda, uma produção de 2,749 milhões de unidades no ano que vem, 6,8% a mais do que em 2024. Mais uma vez com um encerramento de 2024 com 2,574 milhões de unidades produzidas.
De acordo com o presidente da entidade, Marcio de Lima Leite, o mercado em 2024 poderia ter chegado a um volume de 3 milhões de unidades vendidas não fossem algumas questões. Como, por exemplo, o aumento das importações de veículos chineses.
Taxa de juros melhores incentivam as projeções para 2025
Ainda segundo Leite, as projeções para 2025 se baseiam na visão de que o cenário e crédito e taxa de juros serão melhores no ano que vem. O que vai impulsionar o consumo de veículos zero quilômetro no país.
As exportações, em queda livre e com perda de participação dos veículos produzidos no Brasil em mercados vizinhos, é algo que pode jogar contra as projeções. Por causa disso, a Anfavea afirma que segue alerta ao fato e em constante conversa com o governo por uma resolução.
Ainda assim, a entidade projeta um volume de exportação no ano que vem 6% maior do que foi em 2024, com 428 mil unidades.
Fonte: Automotive Business