Montadoras aprovam experiência em pista do Festival Interlagos


Mais de 4,5 mil testes foram realizados durante os três dias do evento, que recebeu 20,6 mil visitantes
Montadoras aprovam experiência em pista do Festival Interlagos

Com mais de 4,5 mil test-drives realizados e público de 20,6 visitantes foi encerrada ontem a 1ª edição do Festival Interlagos – Carros no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, cujo feedback das montadoras e de outras expositoras da cadeia automotiva foi de aprovação ao formato do evento, que priorizou a experiência em pista, tanto on como off-road.

Na avaliação de Márcio Saldanha, organizador do Festival Interlagos – Motos e Carros, ocorrido entre os dias 23 e 26 de junho, em sua 4ª edição, a de Carros superou todas as expectativas, das empresas e dos organizadores. “Por ser a primeira edição, prevíamos inicialmente 18 mil visitantes, ante os 42 mil visitantes da edição de motos, já consolidada no setor. Mas o que se viu nos três dias do evento de carros foi a satisfação das montadoras em oferecer experiências aos consumidores brasileiros, ávidos por comprar automóveis 0 km”, afirma Saldanha.

A constatação é ratificada por Eduardo Bernasconi, também organizador do Festival Interlagos – Carros, para quem “a melhor indicação desse feedback das empresas expositoras foi a sinalização de renovação das montadoras para 2023 e a confirmação da Alltak e Tapeçaria Alemão. A Alltak, aliás, já planeja realizar o Cambea – Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo no próximo ano”.

Entre as montadoras, Claudio Rawicz, diretor de Comunicação e Marketing da Audi Brasil, argumenta que “realizamos mais de quinhentos test-drives com os jornalistas, no dia de imprensa, e com os nossos convidados em três dias. Um sucesso. Tivemos a oportunidade de mostrar as novas tecnologias dos modelos A3, A4 e A5, além dos Q3, Q5, RS 5, RS 6, e-tron S Sportback e RS e-tron GT, que arrancaram elogios no templo do automobilismo brasileiro. Não tenham dúvidas de que esse formato de evento veio para ficar. Em 2023, teremos mais experiências em pista a oferecer aos apaixonados por nossa marca”.

Na opinião de Paulo Manzano, diretor de Comunicação da Jaguar Land Rover, “o Festival de Interlagos  é um evento importante para resgatarmos o entusiasmo e experiências sensoriais que vão bem além das proporcionadas pelos meios digitais. Principalmente depois dessa grande ressaca causada pelas restrições devido ao confinamento que tivemos”; enquanto Rafael Ugo, diretor de Marketing da Volvo Car Brasil, enfatizou que “nosso maior objetivo em todas as ações que fazemos é levar a eletrificação para mais pessoas. E o Festival Interlagos nos proporcionou isso, criando experiências únicas e diversificadas para o público por meio de nossos modelos 100% elétricos. Unimos toda a magia e tradição que o autódromo traz com a inovação tecnológica dos modelos elétricos”. 

Reação do público –  “Em duas edições do Festival Interlagos, tive a oportunidade de pilotar alguns modelos de motocicletas. Com a versão de carros, viemos a Interlagos para testar o Renegade de 1.3 litro, turbo, de 185 cv, porque tínhamos o mesmo modelo com motor aspirado de 140 cv. O autódromo me proporcionou a possibilidade de comparação e, mais do que isso, constatar que experiência de dirigir em Interlagos é impagável”. A afirmação é de Adriano Almeida, 37 anos, engenheiro mecatrônico, para quem “não temos como não lembrar de Ayrton Senna”. 

Na avaliação de Victor Batista, 24 anos, analista de telecom, “nada substitui a experiência em pista. Participei dos test-drives do Peugeot 208, Fiat Cinquecento elétrico e Ford Maverick. Para quem gosta de carros como eu, vale muito a pena porque, com o auxílio dos instrutores, a gente pode tirar o máximo dos carros”. 

Para Gabriel Matos, 20 anos, estudante, que dirigiu os Audi e-Tron e RS6, “a experiência é sem igual, a gente consegue aproveitar o potencial dos carros em sua plenitude. Você freia e acelera sem dó. Essa foi a minha primeira vez em Interlagos. Até hoje só em simulador. É indescritível fazer o S do Senna e acelerar com tudo a reta oposta. É uma experiência que nunca mais você vai esquece”.

Esses são alguns dos depoimentos de visitantes da 1ª edição do Festival Interlagos – Carros, que contou com a participação de fabricantes e importadoras como Audi, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Jaguar Land Rover, Jeep, Peugeot e Volvo, e também empresas que compõem a cadeia automobilística. 

Durante os três dias do evento, as montadoras disponibilizaram seus principais modelos em comercialização para que os visitantes pudessem conhecer os automóveis em pistas on e off-road. Entre 9h e 17h, equipe especializada, liberada por Beto Manzini, ministrava as sessões de briefing e, na sequência, os inscritos abraçaram a oportunidade de pilotar as “máquinas”, mas sempre em companhia de instrutores, também especializados nesse tipo de atividade a motor.

As sessões de test-drive foram a principal atração (e objetivo) do evento. Mas, nos 23 boxes de Interlagos, montadoras e empresas da cadeia automobilística, como de pneus, veículos blindados, envelopamento, óleo combustível, entre outras, os visitantes puderam averiguar novas tecnologias veiculares.

Coordenadas pela Ultimate Drift, as sessões de drift constituíram-se num show à parte. Assim como o projeto “Festival Interlagos para Elas”, comandado pelo quarteto Bia Figueiredo, Karina Simões, Milene Rios e Bruna Frazão, chamou a atenção de visitantes mulheres, num descontraído mas instrutivo bate papo sobre o mercado automotivo. Também foram destaques o campeonato de autorama, no estande da Motul, e a demonstração do pneu seal inside da Pirelli.

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo – (11) 99983-1075

Informações à Imprensa
Thaís Maia – thais@rebentocomunicacao.com – (21) 97197-7553
Giulia Amendola – giulia@rebentocomunicacao.com
(21) 98859-3869
Juliana Sih – juliana@textofinal.com – (11) 99198-3500

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO