Mobiauto, Toyota e UFRJ vencem Prêmio AEA de Meio Ambiente – ESG


Para a 15ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente, ou a 1ª na versão Prêmio AEA de Meio Ambiente – ESG, 46 trabalhos foram inscritos
Mobiauto, Toyota e UFRJ vencem Prêmio AEA de Meio Ambiente – ESG

A AEA – Associação de Engenharia Automotiva anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 9 de junho, ainda no formato online, os resultados do Prêmio AEA de Meio Ambiente, em sua 15ª edição, agora mais amplo, com a inclusão de temas de ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, por entender que trata-se de processo de evolução, caracterizado nos dias atuais pelas exigências da sociedade e atendimento por parte dos agentes econômicos.

À 15ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente, ou a 1ª na versão Prêmio AEA de Meio Ambiente – ESG, 46 trabalhos foram inscritos nas três categorias: Inovação Tecnológica e Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, e Jornalística. Os trabalhos foram analisados por uma banca de jurados, liderada por Mário Reis, coordenador do evento.

Na Categoria Jornalística, a grande vencedora foi a reportagem intitulada “Como a VW criará carros elétricos nacionais movidos a etanol”, de autoria de Leonardo Felix, editor da Mobiauto, quem levou também uma das menções honrosas com a reportagem “Afinal, carro elétrico polui mais que a combustão? Este estudo responde”. A outra menção honrosa ficou para Guilherme Justino, da Um só planeta (Globo), com a matéria “Rumo à transição verde, mundo tem o desafio de “massificar” transporte com emissão zero”.         

O título de melhor trabalho da Categoria Inovação Tecnológica e Ambiental foi para o case “Excelência do uso de água na indústria automotiva”, de autoria de Acarton Alves de Sousa, Agnaldo Cavassan Pino Junior, Juliana Tiyoko Yoshioka Coelho, Luiz Fernando Padlas Strazzi e Paulo Henrique Gomes, da Toyota do Brasil.

As menções honrosas dessa categoria foram para os trabalhos “Uso de água residual da lavagem de caminhões betoneira para confecção de concreto”, de Adriana Teresinha da Silva Dutra, Daiana Cristina Metz Arnold, Jeison Feltes e Vinícius de Kaiser Ortolan, da Universidade Feevale, e “Efficiency Concept Truck – Caminhão Conceito de Eficiência Energética”, Juliane Tosin Fernandes e Luiz Balcewicz, ambos da Volvo do Brasil, em parceria com Diego Slongo Andreis (da Randon) , Luciano Fidelis (Continental do Brasil) e Ben-Hur Boschetti, da Hyva do Brasil.

“E, finalmente na Categoria Responsabilidade Social e Governança Corporativa,

os vencedores foram Elis Helena C.P. Sinnecker e Thereza Cristina de Lacerda Paiva, da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o projeto “Tem Menina no Circuito”. Uma das menções honrosas ficou para “Programa Bem-Estar”, de Ana Paula Souza dos Santos, Bruna Fonseca Silva, Cinthia Viviane Babler Martins, José Carlos Broch e Marcio de Almeida Silva, da Scania Latin America. A outra menção honrosa foi entregue para Graziela Araújo Pontes, da Renault do Brasil, por “Programa Geração Futuro”.

Solenidade – A sessão de abertura do Prêmio AEA de Meio Ambiente – ESG contou com as participações de Besaliel Botelho (presidente da AEA), Divanildo Albuquerque (vice-presidente da Abeifa), Henry Joseph Junior (diretor da Anfavea), Cláudio Sahad (presidente do Sindipeças) e Valéria Lima (do IBP – Instituo Brasileiro do Petróleo), que – em linhas gerais – enfatizaram o papel preponderante da engenharia nacional e do setor automotivo brasileiros no processo de descarbonização dos veículos automotores e das plantas industriais, enquanto o representante dos importadores enfatizou a contribuição setorial ao trazer tecnologias de zero emissão. Coube ao coordenador do Prêmio AEA de Meio Ambiente – ESG, Mário Reis, encerrar a solenidade, em nome do diretor de Meio Ambiente da entidade, Edson Orikassa.

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional.

Para mais informações, acesse o site  www.aea.org.br

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 – textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo – k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih – juliana@textofinal.com

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO