No ano em que completa 60 anos de história, a Mobensani transforma sua trajetória empresarial em livro. Publicado pela Editora Gente, “Mobensani – A empresa que virou verbo e mudou a indústria automotiva do Brasil” apresenta a história da fabricante brasileira de componentes de metal-borracha para o mercado automotivo de reposição a partir das perspectivas de quatro integrantes da família Azevedo: Amir Custódio de Azevedo, Maria Lúcia de Azevedo, Simone de Azevedo Franzo e Suzane de Azevedo.
Com 208 páginas, a obra utiliza a experiência da Mobensani para discutir temas que atravessam empresas familiares de diferentes setores, como empreendedorismo, negócios, sucessão, profissionalização da gestão, liderança, cultura, reputação e legado. A pré-venda do livro começou no dia 10/09 e vai até o dia 10/10.
Mais do que um registro dos 60 anos da companhia, o livro mostra os desafios de construir e manter uma empresa familiar ao longo de diferentes ciclos econômicos e transformações do mercado, preservando seus valores e preparando a organização para as próximas gerações.
“Transformar essa trajetória em livro foi uma forma de olhar para a nossa história por diferentes perspectivas e compartilhar experiências que fizeram parte da construção da Mobensani. É uma história que continua sendo escrita e que carrega aprendizados que vão muito além da empresa”, revela Simone de Azevedo, CSO e Sócia da Mobensani.
Uma história construída por diferentes perspectivas
A trajetória da Mobensani é contada a partir das experiências de Amir, Maria Lúcia, Simone e Suzane de Azevedo. Amir assumiu a companhia aos 48 anos e, ao longo da história, as filhas Simone e Suzane passaram a desempenhar papéis distintos na condução do negócio.
A partir dessas quatro perspectivas, a obra aborda questões como a preservação dos valores do fundador, a profissionalização da gestão e a construção de uma cultura capaz de acompanhar o crescimento da empresa. A complementaridade entre Simone e Suzane também traz para a narrativa discussões sobre diferentes formas de liderança e a presença feminina na indústria.
Seis décadas de negócios em um Brasil em transformação
Embora tenha a indústria automotiva como cenário, o livro amplia o olhar para os desafios de empreender e produzir no Brasil durante seis décadas. A narrativa atravessa mudanças de mercado, crises econômicas, transformações tecnológicas e desafios operacionais que influenciaram a trajetória da companhia.
A obra também destaca o caráter coletivo dessa história, que envolve não apenas a família Azevedo, mas colaboradores, representantes, clientes e parceiros que participaram da construção da Mobensani.
Ao reunir essas diferentes perspectivas, “Mobensani – A empresa que virou verbo e mudou a indústria automotiva do Brasil” propõe uma reflexão sobre os elementos que ajudam uma empresa familiar a atravessar gerações e transformar valores em uma cultura capaz de se adaptar ao longo do tempo.
O livro foi lançado no dia 10 de outubro, pelo selo Gente, da Editora Gente. A edição impressa tem preço de capa de R$ 89,90, enquanto o e-book está sendo comercializado por R$ 62,90. Garanta o seu exemplar aqui.
Sobre a Mobensani
Fundada em 1966, a Mobensani é uma fabricante brasileira especializada em componentes de metal-borracha para o mercado automotivo de reposição. Com sede em Guarulhos (SP), a companhia possui uma área de 32 mil m² e produz kits, buchas, suportes, calços, batentes e coifas para veículos nacionais e importados. A marca está presente em todo o território brasileiro e exporta seus produtos para países da América do Sul, América do Norte, África, Oriente Médio e Europa.




























