Um carro-conceito retrô da Renault e uma picape com estilo de Kombi da Canoo foram os projetos vencedoras do Future Mobility of the Year Awards (FMOTY), realizado na Coreia do Sul. A premiação celebra os conceitos que trazem as soluções mais inovadoras do futuro da mobilidade.
Na categoria de veículo de passageiros, o primeiro lugar foi para o protótipo elétrico Renault 5, modelo que foi inspirado no clássico de mesmo nome, um hatch que fez muito sucesso nos anos 70. Essa releitura modernizada será lançada até 2025 e deve suceder o atual Zoe. O júri escolheu o Renault 5 na sua categoria “por sua herança revivida do hatchback popular e pela abordagem prática que possibilita a mobilidade elétrica”.
Na categoria de veículo comercial, venceu a picape da Canoo, uma startup de modelos elétricos da Califórnia. Seu diferencial está no aproveitamento do espaço e na grande oferta de recursos práticos para o dia a dia.
Sem capô, ela tem uma cabine avançada como numa Kombi para maximizar o espaço interno, além de acessórios úteis como mesa de trabalho dobrável embutida na grade dianteira, mesas laterais, caçamba que pode aumentar de tamanho e uma cobertura traseira que incorpora uma barraca. Para mover esse conjunto, motores de 600 cv com tração nas quatro rodas.
“A picape apresenta um design inovador que permite uma variedade de funções com um preço competitivo e recebeu apoio esmagador dos jurados”, justificou a comissão julgadora.
O FMOTY é organizado pelo Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia (KAIST) e conta com um júri formado por 16 jornalistas especializados em mobilidade do mundo todo. Entre os jurados está Zeca Chaves, editor digital de Automotive Business e único representante da América Latina.
Fonte: Automotive Business