Com novo design, mais robusto, leve e com melhor fluxo de lubrificação, o novo MS-160 EVO tem início de produção previsto no segundo trimestre deste ano
A Meritor Brasil anuncia o novo MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 t. Derivado do MS-160, eixo de grande representatividade da empresa no mercado global, o novo modelo recebeu diversas melhorias e está mais leve, mais robusto e com novo design, atendendo às necessidades do segmento de pesados na América do Sul.
Em fase de validação junto aos OEMs e da modernização do processo de industrialização na unidade fabril da empresa, localizada em Osasco (SP), seu início de produção está previsto para o segundo trimestre deste ano.
O MS-160 EVO é uma evolução de seu antecessor e foi desenvolvido para trazer mais confiabilidade e desempenho às aplicações mais severas nas quais são utlizadas atualmente, como caminhões rodoviários, construção, coleta de lixo e nas aplicações de ônibus urbanos e rodoviários.
Para Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia do Produto da Meritor Brasil, “o novo MS-160 EVO nasceu da necessidade de entregar ao cliente um produto mais robusto e competitivo, alinhado às necessidades e tendências das montadoras em ter produtos mais leves e eficientes com a mesma entrega técnica. O sucesso deste projeto se traduz em muito trabalho, pesquisa de mercado e com os nossos clientes em suas particularidades de aplicações”.
O time de engenharia da Meritor Brasil iniciou a criação do novo MS-160 EVO tendo como objetivo a otimização e integração dos componentes fundidos. Por meio do conceito “Power Density”, foi possível chegar a um design mais robusto e sem fixadores ao integrar a caixa do diferencial com a caixa do pinhão, elevando assim a confiabilidade do produto em sua redução de componentes, mantendo a entrega técnica de sucesso que o produto possui atualmente.
Com isso, o MS-160 EVO apresenta uma redução de até 22 quilos no peso total, ou seja, de 74 kg do MS-160 para 52 kg. Ainda dentro das melhorias de redução de peso, a engenharia da Meritor desenvolveu uma nova caixa do satélite proporcionando melhoria significativa no processo de lubrificação do MS-160 EVO.
Segundo Brandão, “trata-se de um produto novo, com maior disponibilidade do veículo em operação (maior up-time), bem como uma maior vida útil do sistema devido a eliminação da caixa do pinhão”.
Este é mais um equipamento desenvolvido 100% no Brasil, desde a sua concepção até sua validação e homologação, realizados nos laboratórios da Meritor em Osasco (SP).

A Meritor América do Sul, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na América do Sul, tem suas operações centralizada no Brasil, com instalações em Osasco (SP), onde produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. A Meritor participa do Consórcio Modular e do Parque de Fornecedores da MAN, em Resende (RJ). A operação brasileira, que comemorou em 2016 seus 60 anos, conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos, fornece componentes para o mercado de reposição e mantém no País a joint venture com a Randon, a Freios Master.
https://www.meritor.com/
https://www.meritorservicos.com/
Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: +55 11 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Juliana Sih
Meritor do Brasil
Nicole Soffner
Marketing & Communications
Tel.: +55 11 3684-6790
Nicole.Soffner@meritor.com