Meritor Brasil é 100% Aterro Zero


Meritor Brasil é 100% Aterro Zero

Iniciativa faz parte da política ambiental da corporação que busca continuamente as melhores práticas em seu sistema de gestão

Presente há 65 anos no País, a Meritor Brasil atinge uma de suas metas de sustentabilidade. A líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain adere ao programa aterro zero ao realizar o descarte de 100% de seus resíduos industriais e sanitários de forma controlada, eliminando a disposição em aterros sanitários. A iniciativa faz parte da política ambiental da corporação que busca continuamente as melhores práticas em seu sistema de gestão.
 
A política ambiental da Meritor Brasil prevê o contínuo desenvolvimento por melhores práticas nesse setor, inicialmente em atendimento às legislações vigentes no País, mas sempre atreladas um ganho ambiental, como é o caso da adoção do certificado ISO – 14001 há 21 anos.
 
Na avaliação de Felipe Pereira, analista Ambiental da Meritor Brasil, “mais do que eliminar o próprio aterro à sociedade é imprescindível avaliar as possibilidades de retornar o resíduo na forma de matéria prima e, assim, completar o ciclo da vida útil dos insumos. Hoje, aqui na América do Sul,  temos mais de quinze tipos de resíduos diferentes, com destinações diferentes e, até o começo de 2021, tínhamos alguns resíduos com destinação em aterros pela falta de opções tecnológicas e adequadas, mesmo atendendo as legislações, pois eram destinados com as melhores soluções disponíveis”.
 
Nesse sentido, uma das obrigações da Meritor Brasil – dentro da política ambiental corporativa – é buscar no mercado soluções práticas e sustentáveis. Esse conceito vem crescendo com mais força. Algumas empresas parceiras começaram a oferecer soluções de reciclagem de material não inerte. “Por isso, desde janeiro de 2021, estamos destinando esses materiais para reciclagem energética, ou seja, passam a ser utilizados como fontes de energia em processos de alimentação de fornos”, explica Pereira.
 
Resíduos da fábrica – Por definição, os resíduos sólidos são subdivididos em resíduos perigosos e os não perigosos, estes recicláveis, tais como papel, papelão, plástico, metal, que são destinados para reciclagem há anos. E quanto aos resíduos perigosos, atualmente são tratados por processos certificados como coprocessamento para resíduos sem condição de reinserção e rerrefino no caso de óleos usados.
 
O principal resíduo da fábrica a ser tratado é o cavaco metálico (raspas das peças, oriundas do processo de usinagem). Os cavacos metálicos são comprados pela Gerdau e viram vergalhões, utilizados na construção civil. Por ano, mais de 5 mil toneladas deste material são reinseridos na cadeia produtiva.

Meritor América do Sul, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na América do Sul, tem suas operações centralizada no Brasil, com instalações em Osasco (SP), onde produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. A Meritor participa do Consórcio Modular e do Parque de Fornecedores da VWCO, em Resende (RJ). A operação brasileira, que comemorou em 2016 seus 60 anos, conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos, fornece componentes para o mercado de reposição e mantém no País a joint venture com a Randon, a Freios Master.

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: +55 11 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Juliana Sih

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO