Empresa venceu nas três categorias em que concorria: Empresa do Ano Veículos Pesados, Distribuição e Pós-Venda, além de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
O resultado do Prêmio REI 2021 (sigla para Reconhecimento à Excelência e Inovação), anunciado em 3 de agosto no evento online #ABPlan 2021 – Planejamento Automotivo, consagrou a Mercedes-Benz do Brasil como a maior empresa ganhadora deste ano, com reconhecimento geral nas três categorias em que concorria: Empresa do Ano Veículos Pesados; Distribuição e Pós-Venda, com o case Showroom Virtual Star Online; e Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, com o case Unidades Móveis de Saúde, mostrando o compromisso contínuo com a inovação, com o melhor atendimento aos clientes e com o bem-estar da sociedade.
“É uma enorme satisfação para todos nós da Mercedes-Benz recebermos essas três premiações. Uma delas, em especial, Empresa do Ano, reflete o nosso propósito de trabalhar para todos que movem o mundo. Nesses 65 anos da Mercedes-Benz no Brasil evoluímos constantemente, oferecendo as melhores soluções de produtos, serviços para nossos clientes, bem como a nossa contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do setor automotivo brasileiro. Os três cases vencedores são motivo de muito orgulho para nós, pois estão em sintonia com o cenário mundial de mudanças e desafios que vivemos com a chegada dos avanços tecnológicos e com a pandemia da COVID-19, que impactaram os negócios globalmente”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
O Prêmio REI é uma iniciativa da Automotive Business que destaca empresas, projetos e pessoas que geram novos valores à indústria automotiva, mobilidade e sociedade. É um reconhecimento aos profissionais e organizações que assumem o protagonismo da transformação tecnológica e social pela qual o mundo vem passando para gerar impacto positivo com novas soluções. São 5 categorias, com 12 subcategorias, e, somente na edição de 2021, bateu o recorde de votos em 11 anos de premiação, com mais de 39,7 mil, um aumento de 80% em relação a 2020.
Atuação vencedora em inovação, atendimento ao cliente e bem-estar da sociedade
As iniciativas que colocaram a Mercedes-Benz do Brasil em destaque no Prêmio REI são uma amostra da abordagem de inovação e geração de valor contínuo da Empresa. “Hiperconectividade, tecnologia digital, dados na nuvem e a Internet das Coisas são elementos da Indústria 4.0 que já são uma realidade na Mercedes-Benz do Brasil. Lançamos um Showroom Virtual para garantir a proximidade dos clientes com nossa marca em meio ao isolamento social que vivemos durante a pandemia e criamos um projeto junto a diversos parceiros que adaptou nossos veículos em Unidades Móveis de Saúde, dando suporte não só ao atendimento e diagnóstico da COVID-19, mas agora também à vacinação”, comenta Deppen.
O destaque como Empresa do Ano Veículos Pesados foi resultado do investimento para a transformação tecnológica da fábrica de São Bernardo do Campo na primeira Linha de Chassis de Ônibus 4.0 da Daimler no mundo, que registra ganhos de 12% na eficiência produtiva e 25% em logística. Em 2020, mesmo diante da pandemia, a Companhia seguiu com seu plano de investimentos de R$ 2,4 bilhões no país, que é o 1º mercado da Daimler Truck no mundo.
Quanto ao Showroom Virtual Star Online, que deu à Empresa o prêmio na categoria Distribuição e Pós-Venda, trata-se de uma iniciativa inédita no país, lançada em maio de 2020, inserida no contexto estratégico da marca e do conceito de fábrica, concessionários, serviços e clientes 4.0. No canal de vendas, o cliente tem acesso a mais de 2 mil ofertas da linha zero km de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, e da linha Sprinter. A inovação no segmento de pesados criou um novo ambiente para o relacionamento com os clientes em meio ao isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, proporcionando uma experiência completa de contato com os concessionários da marca no conforto e segurança. A solução passou a fazer parte da estratégia comercial da Mercedes-Benz, uma vez que teve grande aceitação por parte dos clientes dadas a agilidade e praticidade durante a jornada de compra de peças e serviços, linhas de crédito do Banco Mercedes-Benz, planos de consórcio e modelos usados oferecidos pela SelecTrucks. Em menos de um ano e meio, a plataforma recebeu mais de 1,6 milhão de visitas e, ao menos, uma venda é realizada por dia.
Já na iniciativa de investimento em Unidades Móveis de Saúde no Brasil, case vencedor na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, a Mercedes-Benz assumiu o desafio de levar saúde à população a bordo de seus veículos. Um grupo de colaboradores que participou do programa de inovação da empresa planejou a iniciativa que deu origem às Unidades Móveis de Saúde. A Companhia entrou com o gerenciamento do projeto e se uniu à Associação Beneficente Ebenezer (CIES Global), que presta serviços à Prefeitura de São Paulo; à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo); ao DEG, órgão ligado ao Banco de Desenvolvimento KfW; à Fleximedical e à Siemens Healthineers, para juntos desenvolverem a primeira Unidade Móvel de Tomografia. Puxada pelo caminhão Novo Actros e utilizada como apoio ao diagnóstico da COVID-19, ela entrou em ação em setembro de 2020 e já realizou mais de 4 mil exames. No total, o projeto investiu € 5,5 milhões em oito unidades móveis, que serão transportadas por caminhões da marca e atenderão populações em situação de vulnerabilidade social pelo Brasil. Além de tomografias, as unidades vão abranger especialidades como oncologia, oftalmologia, odontologia, ginecologia e pequenas cirurgias. Este ano, a iniciativa alavancou e serão doados dois ônibus para a Cruz Vermelha para dar apoio à vacinação contra o novo coronavírus. Outras organizações parceiras desse projeto são a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Renovatio, SAS Brasil e o Instituto Luz para Vida.
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