Mercedes-Benz anuncia Amigos do Bem como novo parceiro do projeto #UnindoForças


Empresa está doando um caminhão Axor que terá baú implementado e transformado para consultas de oftalmologia e odontologia, a fim de levar atendimento médico a comunidades carentes no sertão nordestino. A Instituição Amigos do Bem atende 150 mil pessoas todos os meses em 300 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará
Mercedes-Benz anuncia Amigos do Bem como novo parceiro do projeto #UnindoForças

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou, no dia 29 de março, em evento presencial na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a entidade Amigos do Bem como novo parceiro do projeto #UnindoForças, que chega ao seu primeiro ano de atividades. Esta ação busca o engajamento de várias organizações e empresas num amplo compromisso para levar consultas médicas, assistência social e vacinas à comunidades carentes de localidades distantes de várias regiões do Brasil.

“Para coroar um ano de sucesso do #UnindoForças e começar com o pé direito o segundo ano do projeto, é uma satisfação e alegria anunciar que os Amigos do Bem se juntam a nós nessa iniciativa de Responsabilidade Social, que está alinhada ao nosso compromisso com os princípios ESG”, ressalta Mauricio Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina e um dos apoiadores do projeto. “Já são quase 30 anos de trajetória desta renomada instituição, que vem transformando vidas por meio de vários projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia”.

Liderados e inspirados por Alcione Albanesi, idealizadora dos Amigos do Bem, milhares de voluntários atuam em diversas áreas, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.

Axor oferece mobilidade às equipes de atendimento

A Mercedes-Benz passa a apoiar o trabalho da instituição assegurando mobilidade às equipes de atendimento, para que elas cheguem mais perto das comunidades e encurtem caminhos para as pessoas assistidas. Para isso, a Empresa cedeu um caminhão Axor com carroçaria especialmente produzida com dois consultórios: um odontológico e outro oftalmológico.

“Além disso, assumimos as despesas com a manutenção e o seguro do caminhão”, informa Mauricio Mazza. “Assim, nossas carretas da saúde seguem indo, cada vez mais, para o interior do Brasil, ajudando a melhorar a qualidade de vida de muita gente.  Fazer isso agora com os Amigos do Bem, uma instituição reconhecida por seu admirável trabalho voluntário e sua enorme capacidade de agregar parceiros, é motivo de satisfação e orgulho para nós da Mercedes-Benz”.

“Os voluntários da área da saúde dos Amigos do Bem viajam o ano inteiro para a região nordestina. Além de realizar atendimentos médicos e odontológicos, eles visitam os povoados mais afastados para acompanhar de perto as famílias cadastradas”, diz Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e também madrinha do #UnindoForças. “Tem tudo a ver, portanto, com os ideais, ações e iniciativas do nosso projeto. Bem-vindos Amigos do Bem. Juntos, vamos levar assistência médica, atenção e carinho para quem mais precisa”.

Sobre a Amigos do Bem

A Instituição Amigos do Bem nasceu em 1993 com a iniciativa de um grupo de amigos de São Paulo liderados por Alcione Albanesi que, comovidos pela situação de miséria no sertão nordestino, se mobilizaram para ajudar a região. Ao longo dos quase 30 anos de trajetória, cerca de 1 milhão de pessoas foram atendidas pela Instituição, que transforma vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia.

Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas para promover a inclusão social e romper o ciclo de miséria na região. Hoje, 150 mil pessoas são atendidas todos os meses, em 300 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Os Amigos do Bem construíram quatro Centros de Transformação, onde mais de 10 mil crianças e jovens participam diariamente de atividades educativas e culturais. Eles têm reforço escolar, atividades extracurriculares e também cursos profissionalizantes de culinária, cabeleireiro, informática e manicure. Além disso, já foram oferecidas cerca de 500 bolsas de estudo em instituições de ensino superior, possibilitando a formação profissional e a oportunidade de um futuro diferente para centenas de jovens.

Com o objetivo de gerar renda e desenvolver o potencial de cada região, foram construídas Fábricas de Beneficiamento de Castanha e de Doces e Oficinas de Costura e de Artesanato, que geram mais de 1.400 empregos no Sertão. Toda a renda obtida com a venda dos Produtos 100% Solidários é revertida para os projetos educacionais e de transformação de vidas.

As quatro Cidades do Bem, localizadas em Pernambuco, Alagoas e Ceará, têm completa infraestrutura. Centenas de famílias deixaram as casas de taipa e condições de miséria para viver em casas de alvenaria com conforto e dignidade. Com a construção de 123 cisternas e 56 poços artesianos, milhares de pessoas, que chegavam a andar quilômetros em busca de água, não passam mais sede. Mais de 845 milhões de litros de água são distribuídos por ano nessas regiões.

Voluntários da área da saúde viajam todos os meses para o sertão para realizar atendimentos médicos e odontológicos em seus Centros de Saúde, além de visitarem os povoados mais afastados para acompanhar de perto as famílias cadastradas na Instituição. Por ano, são realizados mais de 187 mil atendimentos, com a distribuição gratuita de medicamentos e óculos de grau a quem precisa.

Concentrados na cidade de São Paulo, 10.300 voluntários representam um dos maiores grupos sociais ativos do país. Eles participam de 123 equipes de trabalho com diferentes atividades, como arrecadações e distribuições mensais de alimentos, triagem de doações, restauração de brinquedos e acompanhamento dos diversos projetos no sertão.

“Sabemos que para quebrar um ciclo secular de miséria e abandono nesta região é necessário investir na educação para crianças e jovens, e trabalho que gere renda”, diz Alcione Albanesi, presidente e fundadora dos Amigos do Bem.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento local e a inclusão social capazes de combater a fome e a miséria, por meio da educação e projetos autossustentáveis. Por isso, nos Amigos do Bem criei um Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável, em que uma unidade produtiva, como a nossa fábrica de beneficiamento de castanhas no sertão, além de gerar renda e trabalho para homens e mulheres, gera recursos para manter milhares de crianças estudando com a venda dos nossos produtos 100% sociais”, completa Alcione.

Com o lema “Se não posso fazer tudo que devo, devo, ao menos, fazer tudo o que posso”, milhares de voluntários trabalham para um futuro em que a fome e a miséria sejam apenas lembradas como um fato histórico do nosso país.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil – o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Para mais informações acesse: https://www.mercedes-benz.com.br.

Mais informações, visite o nosso site: https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO