“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Mercado de veículos usados registra oscilação em outubro

Apesar da variação, vendas acumuladas superam desempenho do ano anterior

03/11/2026

O mercado de veículos seminovos e usados apresentou uma retração pontual no mês de outubro, fechando o período com um resultado negativo de 4,0% em comparação com o mês anterior (setembro de 2026).

Apesar da oscilação mensal, o balanço da FENAUTO traz um cenário otimista para o encerramento do ano: o volume acumulado de vendas em 2026 continua superior ao registrado no mesmo período do ano passado, consolidando um crescimento sustentável no longo prazo.

De acordo com o relatório da entidade, as vendas em outubro somaram 1.606.314 unidades comercializadas, contra as 1.673.017 registradas em setembro. No entanto, no acumulado de janeiro a outubro de 2026, as transações totais já somam 15.811.819 veículos. O número representa uma alta de 3,7% frente aos 15.244.066 automóveis comercializados nos mesmos dez meses de 2025, demonstrando a resiliência do segmento de usados diante de fatores macroeconômicos e sazonais.

O presidente da FENAUTO, Everton Fernandes, ressalta que o recuo em outubro reflete um movimento natural de acomodação do consumidor diante do cenário político e de fortes campanhas concorrentes no mercado de veículos novos.

“O mercado se ressentiu um pouco por conta das oscilações com eleições e promoções de carros verificadas no período, mas a expectativa é a de um bom resultado nas vendas de 2026”, afirma Fernandes.

A análise por segmentos aponta que a categoria de Automóveis liderou as vendas de outubro com 997.008 unidades, seguida por Motos (349.347) e Comerciais Leves (188.364). Na divisão por tempo de uso, os modelos conhecidos como “Velhinhos” (com 13 anos ou mais) mantiveram a maior fatia de mercado, totalizando 651.970 transferências no mês, enquanto os Seminovos (0 a 3 anos) registraram 314.686 unidades vendidas.

Com a proximidade das festas de fim de ano e a estabilização do cenário pós-eleitoral, as projeções para os próximos dois meses permanecem positivas. A expectativa é que o mercado nacional de veículos seminovos e usados feche o ano de 2026 com saldo positivo, impulsionado pela retomada da confiança do consumidor e pelas estratégias comerciais planejadas para o último bimestre.

Os modelos mais procurados, em outubro, foram:

Autos

VW – GOL 62.635

GM – ONIX 39.719

HYUNDAI – HB20 38.432

Comerciais Leves

FIAT – STRADA 39.023

VW – SAVEIRO 23.252

TOYOTA – HILUX 18.770

Comerciais Pesados

VOLVO – FH 2.915

FORD – CARGO 2.462

M.BENZ – AXOR 1.486

Motos

HONDA – CG150 83.269

HONDA – BIZ 37.218

HONDA – CG 125 26.865

Fonte: Fenauto

Informes