De largada, a marca WIR, braço automotivo da Metalúrgica Usisteel, localizada no Espírito Santo, com mais de 30 anos de expertise em fundição e usinagem, que atende, entre outros, o segmento ferroviário, chega ao mercado com quatro famílias de produtos. “Nós começamos com componentes de motor: eixos de comando, tuchos de válvulas, principalmente hidráulicos, balancins e a luva do bico injetor, item exclusivo da linha diesel pesada”, informa o diretor de Produtos, Daniel Schmitz.
Tanto os balancins como os tuchos atendem a linha leve e utilitários. Há também o tucho de motor Cummins, para a linha pesada. Toda a produção é feita na China, conforme explica Schmitz, “nós temos uma estrutura de fábrica, somos fábrica, e quem está por trás da validação acompanha todos os processos, visita as fábricas, os terceiristas. É uma produção assistida. O diferencial em relação aos importadores é que o projeto dos produtos é exclusivamente nosso. Um projeto firme, sólido e consistente, principalmente pela estrutura da empresa e do corpo técnico que está por trás de toda essa validação”, diz Schmitz. Para importar e comercializar peças de primeira linha para motores automotivos, ele visitou pessoalmente cada fabricante.
Distribuição
O ponto de partida são os distribuidores. “Eles farão o papel de difundir a marca com o nosso apoio para os varejistas. Esse é o nosso objetivo e o nosso primeiro diferencial é o formato de atendimento muito próximo com quem está no dia a dia da operação da empresa, seja a parte técnica ou comercial, para fazer com que se tenha um ganho na agilidade e na qualidade de atendimento. Sentimos muita falta disso hoje em dia, pois geralmente alguém te visita, faz a venda e depois você não sabe mais como falar com ele. O foco é ter essa continuidade”, afirma Cassiano Braccialli, diretor Comercial & Marketing.
E com a mesma linguagem. “Procuramos prezar muito a linguagem do próprio vendedor do distribuidor. Nós criamos um código que é muito próximo de uma linguagem que já é comum para ele. Nossas regras de codificação foram criadas em cima disso. O mercado já tem um padrão, já fala uma língua comum e procuramos nos adaptar a isso”, comenta Schmitz.
Estoque
Outro diferencial é a questão do estoque, ainda mais nos dias de hoje em que faltam peças e insumos. “Pela nossa projeção de vendas, nós temos estoque para praticamente um ano. Logicamente, há uma recompra conforme vendemos. Para um pedido que entra hoje, em 24 horas ele é despachado para o cliente. O estoque é uma das forças que nós temos e estamos trabalhando em cima disso”, destaca Schmitz.
Braccialli acrescenta que o estoque foi amplamente planejado, justamente para abastecer o mercado. “Estamos chegando com uma marca nova e com esse arrojo de estoque e comercial para fazer com que o produto seja aceito e tenha continuidade. Muitos importadores são vistos meramente como tais. Antes de importadores, nós somos fabricantes, nós temos uma estrutura por trás que nos respalda da questão técnica e da continuidade de projeto. Chegamos para ser diferentes: temos estoque, atendimento e o contato próximo com os nossos distribuidores”.
Garantia e canais
Os canais de atendimento da WIR são práticos, via WhatsApp, telefone 0800, chat no site. “Temos uma plataforma de atendimento 4.0, justamente para fazer com que tenhamos a proximidade entre as pontas: cliente com distribuidor e distribuidor com fábrica”, explica Braccialli.
Na questão da garantia, ele diz que o foco é uma resolução rápida. “Por conta da proximidade com o distribuidor, deixamos que ele resolva o problema do cliente dele, pois a nossa preocupação é com o cliente final. Conseguimos garantir a qualidade das nossas peças, somos ousados em dizer que elas estão entre as melhores do mercado. Isso nos assegura a confiança que temos na comercialização e de que se o aplicador fizer tudo corretamente, não haverá a ter falha, mas se houver, a nossa orientação para o distribuidor é que ele faça a substituição da peça e na sequência, isso será tratado diretamente com a WIR. O foco é descomplicar”.
Aceitação
Schmitz comenta que com todos esses atrativos o mercado está sendo bem receptivo com os produtos. “Sabemos dos desafios que temos para implantar uma nova marca, o investimento que terá de tempo, a confiança que temos em relação à qualidade. A nossa equipe técnica é muito forte e esse é o diferencial que temos em relação a qualquer importador no mercado nacional”.
Divulgação
Para a divulgação da marca, a primeira estratégia foi colocar o produto na mão do distribuidor. “Como o próprio nome diz, WIR, que em alemão significa nós, nós iremos lançar a marca juntos. Estamos fazendo um trabalho de parceria com os distribuidores. Também teremos investimentos em mídia, digital e impresso, pois o nosso mercado ainda é muito offline, além da divulgação nas nossas redes sociais. Temos visto muito os vendedores dos distribuidores adotando um discurso perfeito para fazer a marca ser aprovada, ser testada pelo aplicador e buscando a recompra, ele passa a entender um pouco mais sobre a empresa” explica Braccialli.
Estrutura
Com uma operação moderna, bem estruturada e descentralizada, o escritório central automotivo da WIR está localizado em Rio do Sul (SC), o seu Centro de Distribuição fica em Itajaí (SC), o coração do comercial em São Paulo, além de uma equipe especializada formada por profissionais que atuam em diferentes regiões do País. “A nossa operação é bem descentralizada e o nosso CD está estrategicamente localizado a menos de 7 km do porto de Itajaí e às margens da BR 101, o que nos proporciona agilidade na entrega”, diz Schmitz.
Para saber mais, acesse: www.wir.com.br.
Fonte: Balcão Automotivo