Mais de 80% dos brasileiros querem comprar ou trocar de carro em 2024

Levantamento realizado pela Webmotors aponta que SUV é a categoria mais desejada pelos usuários
Mais de 80% dos brasileiros querem comprar ou trocar de carro em 2024

Pesquisa da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que 83% dos entrevistados têm a intenção de comprar ou trocar de carro em 2024. Desse total, 49% querem fazê-lo ainda no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Webmotors Autoinsights.

Do total de pessoas que participaram do levantamento, 88% têm automóvel. Entre eles, 36% adquiriram o veículo há um ano, enquanto 15% efetuaram a compra há seis anos ou mais. Em relação ao perfil do carro atual, 31% dos que possuem um veículo têm um SUV, 27% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019, 25% de modelos de 2020 a 2023, e 24% proprietários de automóveis produzidos entre 2012 a 2015.

O estudo da Webmotors mostra também que 47% dos respondentes que têm um automóvel planejam trocar de veículo nos primeiros seis meses de 2024. As principais motivações para a substituição são: costume de trocar o veículo (44%); envelhecimento do carro atual (25%); necessidade de um veículo mais econômico (16%) e ter um modelo mais potente (15%).

De todos os entrevistados, 22% têm propensão de compra por um veículo zero quilômetro, enquanto 60% por usados e 18% ainda estão em dúvida. Sobre a forma de pagamento, 48% do total de respondentes pretendem realizar o financiamento parcial. Entre aqueles que possuem carro, 76% utilizariam o veículo atual como entrada.

Idealização do próximo carro

Para a próxima aquisição, os usuários que possuem carro e intencionam trocá-lo escolheriam, em primeiro lugar, um SUV (42%), seguido por sedã (29%), hatch (17%), picape (9%) e perua (3%). Quando questionados sobre qual tipo de motor desejado, a maioria (65%) optaria pelo flex.

“A partir desse estudo, observamos que, em 2024, a intenção de compra segue alta, reiterando que o carro permanece como um sonho de consumo para os brasileiros”, afirma a CMO da Webmotors, Natalia Spigai.

O levantamento foi realizado com cerca de 3 mil respondentes.

Sobre a Webmotors  

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO