Maio registrou melhor desempenho de vendas de veículos em 2022

Volume licenciado no mês, no entanto, não foi suficiente para reverter queda no acumulado do ano (Por Bruno de Oliveira, AB)
Maio registrou melhor desempenho de vendas de veículos em 2022

O  ritmo dos licenciamentos na primeira quinzena de maio acabou confirmando o bom desempenho comercial esperado pelo setor de distribuição para o mês. Segundo dados da Fenabrave divulgados na quinta-feira, 2, maio foi o melhor mês de vendas de veículos do ano, com 187 mil unidades. O resultado representou alta de 27% sobre abril e esteve levemente abaixo daquele registrado em maio do ano passado: 0,8% menos.


LEIA MAIS:

Crescem as vendas de veículos na primeira quinzena de maio
Fiat Strada domina emplacamentos em maio


“O resultado, até agora, é positivo e foi impulsionado não só pelo maior número de dias úteis em maio, como pela disponibilização de veículos que estavam à espera de peças, nos pátios das montadoras. Entendemos que, em maio, oferta e demanda começaram a se estabilizar. Não há um movimento forte de retomada, nem de oferta e nem de demanda, mas acredito que estamos chegando à certa estabilidade”, disse o presidente da entidade, Andreta Jr.

Vendas de veículos ainda retraídas no acumulado

Pelo balanço da Fenabrave, porém, o acumulado do ano ainda aponta queda nas vendas de veículos. Até maio, os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus chegaram a 739,8 mil unidades, volume que ficou 17% abaixo daquele registrado pelo setor no janeiro-maio do ano passado. Influenciaram no desempenho negativo as paradas de produção ocorridas pela falta de componentes nas linhas.

“A demanda tem sido atendida, mas o setor automotivo não venceu, completamente, a crise de abastecimento global. Embora os problemas sejam pontuais, é possível que haja espera, a depender do modelo. Além disso, há o próprio cenário econômico brasileiro que, por conta das eleições presidenciais, pode ter um ambiente mais volátil no segundo semestre”, contou Andreta Jr.

Liderança da Fiat Strada 

Em maio quem liderou as vendas de veículos foi a picape Fiat Strada. Segundo o ranking da Jato Dynamics, o modelo teve 11,5 mil unidades licenciadas no mês passado. A vice-liderança novamente ficou nas rodas do Hyundai HB20, que registrou 9.6 mil licenciamentos.

O Fiat Mobi aparece na terceira colocação com 7,4 mil emplacamentos, seguido pelo Chevrolet Onix (6,9 mil unidades), que segue sua recuperação. O compacto, a propósito, ficou apenas duas unidades à frente do veterano VW Gol (6,9 mil veículos), que se destacou após um mês ruim em abril.

Depois, uma sequência de SUVs compactos no Top 10: Chevrolet Tracker (6,5 mil unidades), Hyundai Creta (6.411) e VW T-Cross (6.406 licenciamentos). O Jeep Compass surge na nona posição com 5,9 mil emplacamentos, enquanto o Chevrolet Onix Plus fecha os mais mais emplacados de maio de 2022 com 5,6 mil unidades licenciadas.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO