A Abla revisou a previsão para baixo por conta das dificuldades enfrentadas pelas montadoras, mas diz que 2021 terá maior volume do que 2020
A Abla – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – divulgou sua nova previsão de compras de automóveis e de comerciais leves que deve ser feita pelas empresas do setor até o fim do ano. Em janeiro, a projeção da entidade indicava que seriam adquiridas 450 mil unidades, mas agora esse número foi revisto para 400 mil veículos – número que ainda é melhor do que as 360 mil unidades licenciadas pelas associadas da Abla em 2020.
A entidade observa ainda que até o fim de abril, as locadoras foram responsáveis pela aquisição de 122.561 automóveis no País, o que corresponde a 20,4% de todos os licenciamentos de carros de passeio e de comerciais leves realizados no País no período, que somaram mais de 600 mil veículos, de acordo com os dados do Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro.
Uma parte dos modelos adquiridos neste ano ainda faz parte das encomendadas feitas entre outubro e novembro de 2020. “São modelo que chegaram às locadoras apenas no primeiro quadrimestre”, afirmou Paulo Miguel Junior, presidente do conselho nacional da Abla. “Atualmente, a média de espera pela entrega de veículos novos permanece em pelo menos 120 dias”, acrescentou.
Com os veículos que chegaram no primeiro quadrimestre, a frota total das empresas de locação até o fim de abril totalizou 1,004 milhão de veículos, ante 1,007 milhão contabilizados no fim do ano passado. “A reduzida velocidade da produção e os entraves enfrentados pela indústria automotiva se refletem nessa situação”, concluiu Miguel Junior.
Fonte: Automotive Business