Levantamento aponta os tipos de comércios que existem nos bairros de São Paulo


Levantamento aponta os tipos de comércios que existem nos bairros de São Paulo

Dados da proScore apresentam as atividades mais comuns em cada bairro de São Paulo. A Bela Vista, por exemplo, concentra o maior número de padarias, outras regiões têm fábricas de roupas e até criadores de gado para corte e produtores de mel

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. O Dia do Comerciante é comemorado anualmente em 16 de julho. A  data é destinada para homenagear todos os profissionais que trabalham na área da venda de produtos e serviços.

O comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do País. A Cidade de São Paulo, com seus mais de 12 milhões de habitantes, tem muita gente atuando nesse ramo da economia e, também consumindo.

A proScore, um bureau digital de crédito e authority de score, especializado em Big Data, Analytics e motores de decisão, fez um levantamento  dos estabelecimentos comerciais da sua base de dados. Os números apontam que o bairro da Bela Vista é o campeão em padarias na Cidade, com 67. Na sequência vem a República, com 65, e Pinheiros com 60.

Já no setor farmacêutico, Santo Amaro segue na frente com 51 estabelecimentos. Moóca é o segundo colocado com 45. O Ipiranga tem 43.

Variedade do comércio nas regiões
Os dados apontam ainda que o bairro de Pinheiros conta com 426 locais para estacionar os carros. A Bela Vista  tem 336 estabelecimentos  e a Vila Olímpia, 276. No Centro da cidade são 202.

Os números indicam também que o centro de São Paulo tem 128 confecções de roupas; 151 lojas de ferragens e ferramentas e 646 vendedores de eletrodomésticos, áudio e vídeo.

Já no Bom Retiro, também no Centro, são 1967 confecções produzindo roupas para venda no comércio de todo o País. O bairro tem também 144 funilarias e mecânicas de veículos.

Na Consolação, são 129 estabelecimentos para instalação e manutenção elétrica. O bairro abriga ainda 414 agências de viagens.

Nos Jardins, o comércio é dominado pelas lojas de roupas e acessórios. São 899 estabelecimentos. Com um comércio movimentado, um número que chama a atenção é o de estacionamentos para veículos: 380. E na hora de matar a fome é só procurar um dos 590 restaurantes existentes naquela área. O local tem ainda 166 lojas de cosméticos, perfumes e higiene pessoal.

Indo para a Zona Norte da Capital, em Santana, são 359 confecções; 153 mecânicas e 197 lojas comercializando peças e acessórios para carros. Na Vila Maria, existem  18 serralherias e 56 fábricas de móveis de madeira. Existem 85 locais que fazem instalação e manutenção elétrica.

Na Zona Leste, mais precisamente no Brás, a confecção de roupas movimenta o comércio. São 4360 locais que produzem e vendem roupas sob medida. São outras 1090 estabelecimentos vendendo artigos de vestuário e acessórios. Na Moóca, são 221 lugares que fazem serviços de entrega rápida e 824 casas de chás e sucos.

Curiosidades
O levantamento apontou ainda que nos bairros Moema e Vila Mariana, na Zona Sul, existe o registro de dez locais para criação de gado para corte. Os locais registram também que duas pessoas praticam a apicultura, que é a criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geleia real, pólen e própolis. As abelhas melíferas são criadas em áreas onde haja abundância de plantas produtoras de néctar, como a laranjeira. Os dois bairros têm 1442 salões de beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure)

No Ipiranga, são 135 comércios de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda. Já no Jabaquara, 195 pessoas trabalham com o fornecimento de alimentos para consumo domiciliar. Na Cidade Ademar, um comerciante apenas trabalha com o serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas. No Itaim Bibi, são 140 vendedores especializados em equipamentos e suprimentos de informática.

“Percebemos no nosso levantamento que São Paulo conta com comércios que ninguém nem imagina que poderiam existir em uma  cidade industrializada e habitada por milhões de pessoas”,  disse Mellissa Penteado, sócia da proScore.

Sobre a proScore
A proScore Tecnologia é um bureau digital de crédito, authority de Score, especialista em Big Data e inteligência de dados, assim como motores de decisão, com objetivo de desenvolver soluções completas e customizadas focadas em negócios com qualidade, segurança e agilidade tecnológica. As informações fornecidas pela proScore auxiliam na tomada de decisão, seja no viés crédito, cobrança, fraude ou prospecção de clientes; além de sanear e enriquecer bases de dados legadas. Com mais de 20 anos de tradição no mercado brasileiro é o único bureau com capital 100% nacional.

Sobre Mellissa Penteado
Formada em Administração pela PUC/SP, com especializações pela Disney Institute, Law Business School, Ohio University e Business pela University of Akron. Iniciou sua carreira no setor de fomento mercantil em 1995 até fundar a proScore Tecnologia no ano 2000, birô digital de crédito e authority de Score. Com mais de 19 anos de vivência na área administrativa e tecnológica, é CEO da empresa e em 2018 fundou o Bancoin, fintech de inclusão financeira e social especializada em desbancarizados.

Acesse: www.proscore.com.br

Informações para a Imprensa
Comunicação Conectada
Thais Cipollari

Tel: 11 99864 8524
Email: thais@comunicacaoconectada.com.br
Gaya Machado
Tel: 11 98666 0668
Email: gaya@comunicacaoconectada.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO