Jurid destaca importância da revisão dos freios antes das férias


Ideal é verificar as condições dos componentes semanas antes da viagem, pois se houver necessidade da troca de pastilhas de freio, há tempo hábil para fazer o pré-assentamento para pegar estrada com segurança
Jurid destaca importância da revisão dos freios antes das férias

Para garantir uma viagem tranquila e segura no final de ano, o motorista necessita fazer uma verificação de vários sistemas que compõem o veículo. A Jurid do Brasil, fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, destaca que a parte dos freios, uma das principais em se tratando de segurança veicular, deve ser checada com certa antecedência da viagem. Isso porque, em caso de necessidade de troca de pastilhas devido ao desgaste natural e perda de eficiência na frenagem, o motorista tem tempo suficiente para fazer o pré-assentamento. “O processo que começa na oficina com frenagens suaves e segue pelos próximos 300 quilômetros rodados pelo condutor que deve frear suavemente nesse período, garante o assentamento das pastilhas. Em uma viagem, o freio é exigido em situações adversas, como subida e descida de serra, sendo necessário fazer frenagens bruscas”, explica Luciano Costa, gerente geral da Jurid.

O pré-assentamento começa com o reparador que precisa realizar pelo menos 30 frenagens suaves de 50 km/h ou menos com intervalos entre as frenagens para o resfriamento.Ao retirar o veículo da oficina, o motorista deve usar os freios moderadamente nos primeiros 300 km. “Assim, o processo é concluído da forma correta para aumentar a área de contato entre o disco e a pastilha, criando uma camada de transferência”, explica. 

Segundo Costa, o pré-assentamento evita que ocorra a vitrificação de pastilhas, causando danos na superfície da peça que se torna lisa, reflexiva e dura ao ponto de parecer ter sido polida. Isso também pode acontecer quando há esforço excessivo da pastilha por um longo tempo, sofrendo superaquecimento.

A durabilidade do sistema de freios pode variar, pois está, principalmente, ligada às condições de uso do automóvel e, por isso, o dono do veículo deve ficar atento ao desempenho dos componentes.

Durante a revisão, também é importante checar as condições do disco de freio que deve estar com a espessura dentro do limite especificado. Também necessitam ser avaliadas as peças periféricas, como cubo de roda, pinça e pino deslizante, além dos componentes do freio traseiro, incluindo as sapatas.

A Jurid possui portfólio completo das linhas de pastilhas de freio, sapatas de freio, fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição para atender a frota circulante de veículos.

Sobre a Jurid do Brasil – A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos elubrificantes para freios.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO